Entenda a estimulação transcraniana no tratamento de doenças neurológicas

Você sabia que é possível adotar a estimulação transcraniana no tratamento de doenças neurológicas? Muitas vezes relacionadas com a rotina agitada da sociedade mundial, as doenças neurológicas acarretam numa série de problemáticas para o dia a dia das pessoas.

Para se ter uma ideia, dados da Organização Mundial da Saúde, cerca de 700 milhões de pessoas no mundo são diagnosticadas como portadoras de algum tipo de doença neurológica por ano.

Estas doenças costumam implicar em tratamentos que incluem métodos invasivos, com o uso de medicamentos pesados.

No entanto, há métodos não invasivos para lidar com este quadro, caso da estimulação transcraniana no tratamento de doenças neurológicas. Entenda melhor como funciona este sistema de tratamento a seguir.

Procedimento neurofisiológico não invasivo

Também chamada de EMTr, a estimulação transcraniana tem apresentado resultados efetivos no tratamento de doenças como:

  • Transtornos psiquiátricos;
  • Depressão;
  • Bipolaridade;
  • Dependência química, entre outras situações.

A estimulação transcraniana no tratamento de doenças neurológicas age no cérebro de forma similar a ação da aprendizagem, por exemplo.

Esta ação da estimulação ativa de forma positiva os neurônios, devido a repetição de tarefas. Desta forma, é como se os neurônios “aprendessem”, criando assim uma memória nova, uma lembrança.

Para induzir o cérebro a esta lembrança se aplicam correntes no córtex do paciente, através da Na estimulação transcraniana, podendo-se assim, controlar a frequência da atividade neural, aumentando-a ou reduzindo-a.

Uma das grandes vantagens deste tratamento neurológico é exatamente o fato dele responder muito bem, com números acima do tratamento via medicação.

Há que se ressaltar que algumas pessoas não devem adotar este procedimento, devido as contraindicações. É o caso de pacientes que já passaram por cirurgias de implantes de válvulas de derivação ventricular, clipes de aneurisma e materiais metálicos em geral.

O procedimento é EMTr é seguro e extremamente efetivo. A proSense oferece este e outros tratamentos de recuperação neurofuncional, venha conhecer de perto nossas metodologias e tratamentos!