Entenda o papel da fisioterapia no tratamento da esclerose múltipla

A fisioterapia é definida como uma ciência capaz de tecer o diagnóstico, prevenir, estudar e recuperar casos em que os pacientes apresentam distúrbios em órgãos e sistemas do corpo humano, de origem cinéticas funcionais intercorrentes.

Quanto a esclerose disseminada, mais conhecida como Esclerose Múltipla (EM), trata-se de um distúrbio que afeta o sistema nervoso central do paciente, atingindo medula espinhal, cérebro e nervos ópticos, sendo considerada uma doença autoimune, isto é, se trata de uma doença onde o sistema imunológico cria anticorpos contra componentes do próprio organismo.

Dito isto, qual será o papel da fisioterapia no tratamento da Esclerose Múltipla? Como a fisioterapia pode promover melhor qualidade de vida para pessoas portadoras desta doença?

É sobre isso que falaremos a seguir.

Reabilitação

Um dos principais papeis desempenhados pela fisioterapia é o de promover a reabilitação do paciente portador da EM.

Se antigamente, acreditava-se que não se devia investir na prática física, devido ao cansaço e fadiga, posteriormente, com a perca de condicionamento de forma prematura dos pacientes, e o desenvolvimento de doenças como osteoporose, além de estudos que comprovaram a eficiência de exercícios e fisioterapia na recuperação dos pacientes, é de suma importância que hoje em dia este tratamento seja adotado.

Aumento da mobilidade

Estudos diversos comprovam que o tratamento personalizado, com exercícios específicos para cada paciente, de acordo com suas necessidades, promove maior autonomia e aumento de sua mobilidade.

Mais uma vitória da fisioterapia, que desenvolve um papel de protagonista junto do paciente.

Fortalecimento muscular

O papel do fisioterapeuta na busca de melhor qualidade de vida para portadores de EM é fundamental. De acordo com a estratégia adotada no tratamento, ele consegue diminuir dores, minimizar queixas, e fazer com que o paciente evolua cada vez mais.

Dúvidas? Fale com a Prosense, conheça de perto nossos tratamentos e abordagens específicas nos cuidados aos pacientes de EM.