Entenda os benefícios da Estimulação Transcraniana no tratamento da Lesão Medular

Você sabia que é possível adotar a estimulação transcraniana no tratamento da lesão medular? Muitas vezes a lesão medular está relacionada com os danos à coluna vertebral que resultam de traumas físicos, como por exemplo, lesões ou quedas esportivas, acidentes de carro, acidentes de trabalho ou tiro, mas também pode ocorrer por conta de fluxo sanguíneo insuficiente, infecções e tumores.

Essas lesões alteram a função da medula de maneira temporária ou permanente. As alterações obstruem de forma total ou parcialmente a circulação dos impulsos nervosos, resultando em perda das sensações, da função motora muscular ou da função autonômica em regiões do corpo abaixo do nível da lesão.

Geralmente o tratamento para a lesão medular envolve métodos traumáticos, como a realização de cirurgias.

No entanto, existem métodos não traumáticos para lidar com essa situação, como é o caso da estimulação transcraniana no tratamento da lesão medular. A seguir, entenda melhor os benefícios desse sistema de tratamento.

Estimulação transcraniana: o que é?

Estimulação transcraniana é um tratamento que estimula o cérebro com ondas magnéticas, semelhante ao aparelho de ressonância magnética.

As ondas magnéticas modulam os neurotransmissores como a noradrenalina, dopamina, glutamato e serotonina, responsáveis por expandir os impulsos nervosos do cérebro e proporcionar o bem-estar.

Durante o tratamento o paciente fica consciente e sentado em uma poltrona e em grande parte, não há efeitos colaterais. Porém, alguns pacientes sentem nas primeiras sessões desconfortos como vermelhidão e dor de cabeça, que costumam passar logo depois do término das aplicações.

Estimulação transcraniana: benefícios

Os benefícios da estimulação transcraniana como tratamento da lesão medular são:

– Método seguro, sem aplicação de anestesia e não invasivo;

– O tratamento é definido de maneira individual;

– Rápido progresso ao tratamento (os resultados costumam aparecer após uma semana);

– Não há necessidade de interromper o tratamento com medicamentos.

O procedimento de estimulação transcraniana é extremamente efetivo e seguro. A ProSense oferece este e outros tratamentos de recuperação neurofuncional. Venha conhecer de perto nossos métodos e tratamentos!