Entenda os benefícios do Método Bobath no tratamento de disfunções neurológicas

Conhece o Método Bobath? Se trata de uma alternativa que tem se mostrado extremamente eficaz no tratamento de disfunções neurológicas, bem como em sequelas de problemas relacionados ao cérebro.

Saiba quais sãos os benefícios do Método Bobath e entenda melhor como este importante aliado atua nas questões neurológicas.

Origem do tratamento Bobath

O método possui uma origem que nos remete ao início dos anos 40. Foi neste período que o conceito foi desenvolvido pelo casal Berta Bobath, uma Fisioterapeuta, e pelo Dr. Karel Bobath, um Médico.

Sendo refugiados judeus da Alemanha na década dos 1930, eles fugiram para a Grã-Bretanha, onde ficaram à frente do Centro de Tratamento em Londres. Lá, tiveram como foco do Método Bobath o tratamento clínico de pacientes adultos com derrames cerebrais (AVC) e de crianças com Paralisia Cerebral.

Conhecido como Neuro-DevelopmentalTherapy (NDT), para o casal, não se tratava somente de um método, mas, sobretudo, um “conceito de vida”.

A técnica e sua importância no tratamento das disfunções neurológicas

Os padrões posturais primitivos são enfatizados neste tipo de tratamento, por meio da inibição e integração dos mesmos. Desta forma, as reações posturais normais são promovidas, objetivando assim a normalização do tônus anormal.

Adaptada à realidade científica atual, o método está alinhado às novas bases neurocientíficas, acarretando inúmeros benefícios no tratamento de sequelas de lesões neurológicas.

Dentre os resultados obtidos por esta alternativa de tratamento, temos:

  • Minimizar as sequelas das disfunções neurológicas;
  • Propiciar maior grau de independência das pessoas em suas atividades;
  • Estimular o sistema nervoso central;
  • Estimular o desenvolvimento e habilidades motoras;
  • Agir na prevenção deformidades musculoesqueléticas;
  • Melhora cognitiva;
  • Maior controle nas reações de retificação, equilíbrio e proteção;
  • Melhora na qualidade de vida dos pacientes, entre outros benefícios.

Quer conhecer melhor a aplicação deste método de forma prática e como ele pode ajudar no tratamento de diferentes problemas de ordem neurológica? Venha tomar um café com a gente aqui na Prosense!