Estimulação Elétrica Transcraniana – TDCS

ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA TRANSCRANIANA

Na ProSense, estamos na vanguarda do uso de neuromodulação para tratar disfunções neurológicas. Nossos profissionais utilizam a Estimulação Elétrica Transcraniana como uma alternativa eficaz no tratamento de diversas doenças, tais como AVC, traumatismos cranianos, lesão medular, paralisia cerebral, entre outras.

Nossa equipe qualificada e habilitada em neuromodulação opera com aparelhos de última geração. Aplicamos técnicas de estimulação cerebral não invasiva, integrando-as à fisioterapia intensiva e a vestes terapêuticas adaptadas a cada patologia. Isso resulta na maximização da recuperação e na melhoria da qualidade de vida do paciente.

O QUE É A ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA TRANSCRANIANA (tDCS)

A Estimulação Elétrica Transcraniana representa atualmente o recurso mais moderno e eficiente no tratamento de sequelas por lesão neurológica. A estimulação cerebral, realizada através da estimulação elétrica transcraniana, produz efeitos duradouros na função cerebral, preparando o caminho para aplicações terapêuticas em doenças neurológicas agudas e crônicas. O potencial da estimulação transcraniana na reabilitação desses pacientes tem sido de particular interesse, porque as lesões neurológicas são as principais causas de incapacidade permanente no país e os resultados de tratamentos convencionais muitas vezes não atendem às expectativas dos pacientes.

Assim, é possível afirmar que a estimulação elétrica transcraniana pode promover a recuperação funcional dos movimentos que foram perdidos, respeitando a limitação de cada caso. Trata-se de uma técnica não invasiva e indolor que, por meio da aplicação de uma corrente contínua de baixa intensidade (1-2mA) sobre o crânio, é capaz de modular a atividade cerebral e interferir no desempenho de diferentes funções do sistema nervoso central. A estimulação e a aplicação, associadas a tratamentos de reabilitação intensivos já estabelecidos, podem conduzir a melhorias de desempenho mais proeminentes ou duradouras.

A Estimulação Elétrica Transcraniana é uma tecnologia avançada nos tratamentos de doenças neurológicas muito usada na Alemanha e Reino Unido. A técnica atua na regulação da área neuronal afetada, inibindo ou estimulando os neurotransmissores locais responsáveis por determinada função ou comportamento.

Veja como são as etapas no tratamento com Estimulação Elétrica Transcraniana:

  1. A Estimulação Elétrica Transcraniana é a aplicação de corrente elétrica contínua de baixa intensidade sobre a cabeça capaz de gerar mudanças na excitabilidade cerebral.
  2. A técnica pode aumentar ou reduzir a atividade cerebral dependendo do local e posicionamento dos eletrodos na cabeça, que por sua vez dependerá da disfunção do paciente.
  3. A Estimulação Elétrica Transcraniana tem sido útil no tratamento de pacientes com AVC, Traumatismo Craniano, Lesão Medular, Paralisia Cerebral, dentre outras doenças e distúrbios.

Você sabia que o tratamento com Estimulação Elétrica Transcraniana pode ser até 3 vezes mais eficaz que um tratamento convencional?

A tDCS representa uma abordagem inovadora e promissora, oferecendo uma maneira não invasiva de modular a atividade cerebral para potencialmente melhorar várias condições de saúde.

Essa tecnologia acelera o tratamento de lesões, distúrbios e doenças, sendo um método seguro, sem aplicação de anestesia e não invasivo. Definimos o tratamento de maneira individual, e não há necessidade de interromper o tratamento com medicamentos.

Nossa equipe de profissionais, qualificada e habilitada em neuromodulação, opera com aparelhos de última geração. Aplicamos técnicas de estimulação cerebral não invasiva associadas à fisioterapia intensiva e vestes terapêuticas adaptadas a cada patologia, maximizando a recuperação e a melhora na qualidade de vida do paciente.