O que é paralisia facial de Bell?

A paralisia facial de Bell é ocasionada por uma inflamação no nervo facial e não tem analogia com problemas no cérebro, diferente da paralisia facial ocorrida através de um AVC, em que o dano no cérebro relacionado ao acidente acomete regiões cerebrais que comandam os nervos do rosto.

Para compreender a paralisia facial de Bell é necessário entender a anatomia e as funções do nervo da face.

O que é paralisia facial de Bell: o nervo facial

O nervo facial é responsável pelas ações da expressão facial, como por exemplo, sensação de gosto na língua, lágrimas, inervação do tímpano e secreção de saliva.

Cada um dos nervos faciais permanece em um lado do cérebro. Antes de chegar a região do rosto, um membro de cada nervo atravessa de lado para inervar a face contralateral e neste momento um dos membros pode “deixar” o cérebro. Este detalhe anatômico explica o motivo da lesão periférica do nervo facial, a paralisia facial de Bell.

O que é paralisia facial de Bell: como ocorre

A paralisia facial de Bell ocorre em casos de traumas e infecções virais, sendo que mais de 70% das pessoas são acometidas por ela. É uma doença muito comum, apesar de ser pouco divulgada. Ela pode atingir qualquer sexo, idade ou etnia, no entanto, é considerada rara antes dos 15 anos.

A paralisia de Bell é causada pelo vírus Herpes simplex, o mesmo que causa o famoso herpes genital e labial. Este vírus pode lesionar o nervo facial deixando o mesmo inchado, inflamado e comprimido dentro dos ossos do crânio, dessa forma, diminui a capacidade de transmitir impulsos nervosos.

Os sintomas da paralisia de Bell

Os sintomas são:

– Incapacidade se franzir a testa;

– Incapacidade levantar uma das sobrancelhas;

– Incapacidade de sorrir;

– Incapacidade de fechar totalmente um dos olhos;

– Perda da expressão em metade do rosto.

O que é paralisia facial de Bell: tratamento

A paralisia costuma ter o seu desaparecimento dentro de seis meses. Para tratá-la é necessário fazer seções de fisioterapia.

A fisioterapia é um procedimento essencial para o tratamento da paralisia facial de Bell, pois ela ajuda e previne a contração permanente dos músculos faciais, além de restaurar a função e força muscular através de exercícios.

A prosense oferece seções de fisioterapia de excelência. Venha conhecer de perto esse procedimento e outros tratamentos!