Por que hipertensão causa AVC?

Um dos fatores que implicam numa maior preocupação no que se refere à pressão alta ou hipertensão, é a questão de se tratar de uma doença silenciosa, que não demonstra sinais ou sequer alarde.

Doença sem cura, o tratamento se dá por meio de medicação que possibilite o controle dos sistemas urinário, vascular e sistema nervoso autônomo (SNA).

Além disso, a hipertensão acarreta em uma série de malefícios à saúde, ampliando consideravelmente as chances de ocorrência de um acidente vascular cerebral (AVC).

Você saberia dizer por qual razão a hipertensão causa AVC? Obtenha esta resposta e saiba como se prevenir lendo nosso artigo especial de hoje, produzido pela equipe da Prosense.

Principal fator de risco

Nem sempre a hipertensão é o que motiva o AVC. No entanto, trata-se de um inegável e preocupante fator de risco.

Para termos uma ideia melhor do quão preocupante é a doença e sua relação com o AVC, uma pesquisa publicada no portal Saúde iG¹, indicou que dos 10 fatores de risco responsáveis por 90% dos casos de AVC, 5 estão ligados ao estilo de vida das pessoas:

  • Pressão alta (hipertensão);
  • Tabagismo;
  • Gordura abdominal;
  • Dieta desequilibrada;
  • Sedentarismo

Este estudo foi publicado originalmente no jornal The Lancet e apresentado no Congresso Mundial de Cardiologia em Pequim, China.

Como a hipertensão desencadeia quadros de AVC?

De acordo com Martin J. O’Donnell, um dos pesquisadores responsáveis pelo estudo, é fundamental controlar a pressão. Isso por que, a elevação dos níveis da pressão arterial é capaz de provocar o AVC isquêmico, decorrente do bloqueio dos vasos sanguíneos, bem como o AVC hemorrágico, que ocorre devido ao rompimento de algum vaso cerebral.

E mesmo em quem está com pré-hipertensão, os riscos de sofrer um AVC são elevados.² Pesquisadores da Faculdade de Medicina de San Diego, na Universidade da Califórnia, EUA, publicaram na revista online Neurology que: “Pessoas com pré-hipertensão têm um risco 55% maior de sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) no futuro, quando comparados a indivíduos sem histórico do problema”.

Portanto, fique atento à sua pressão arterial e não deixe de consultar seu médico. Precisa de ajuda? Conte com a Prosense!

¹ Fonte: Saúde – iG  http://saude.ig.com.br/avc-90-dos-riscos-vem-de-apenas-10-causas/n1237671364478.html

² Fonte: G1 – Bem Estar: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2011/09/pressao-alta-mesmo-dentro-do-limite-normal-pode-aumentar-risco-de-avc.html