A esclerose múltipla é a doença inflamatória crônica mais comum do sistema nervoso central, autoimune e progressiva causa sintomas e deficiências que limitam a participação e a qualidade de vida, como consequência continua a ser uma doença neurológica incapacitante que afeta pessoas no auge de suas carreiras.

Então como garantir uma vida produtiva e ser o protagonista da sua história?

FISIOTERAPIA COMO AGENTE PROPULSOR

A fisioterapia atua em todos os estágios da doença – desde o início dos sintomas até pacientes altamente debilitados e condições paliativas.

O primeiro passo para que você perceba uma melhora significativa na sua funcionalidade é a implementação de  exercícios conduzidos, a realização de atividades físicas impactua o curso da doença em pessoas com risco de EM e após o desenvolvimento, ou seja, é potencialmente considerada como uma terapia modificadora da doença. Exercícios irão melhorar vários aspectos do seu perfil fisiológico e em particular, o comprometimento relacionado à inatividade.

O treinamento de resistência moderada resulta em uma melhora da força muscular das extremidades inferiores e superiores, na velocidade de caminhada, e ainda na redução de fadiga.

 

PROGRAMA DE EXERCÍCIOS

Programas de reabilitação multidisciplinar podem melhorar a deficiência, as atividades relacionadas à bexiga e os resultados de participação em até 12 meses, mas para isso é necessário o suporte de um profissional para a elaboração de uma diretriz de reabilitação personalizada que atenda as suas necessidades específicas de forma individualizada e que garanta um boost no seu progresso!

 

Publicação de diretrizes de exercícios sugeridas para pessoas com EM -não faça sem suporte do seu fisioterapeuta.

EstudO Aeróbico Resistência Atividade aeróbica Atividades de resistência
Dalgas et al. [2008] 10–40 min 8-15 repetições / série, 3-4 séries por exercício, 2 dias / semana Ciclismo, ergometria de membros superiores, caminhada em esteira, esportes aquáticos Não especificado
2-3 vezes por semana
Latimer-Cheung et al. [2013a ] 30 minutos 10-15 repetições / série, 2 séries por exercício, 2 dias / semana Ciclismo, ergometria de membros superiores, aparelho elíptico, exercícios aquáticos Máquinas de peso, pesos livres, bandas de resistência elástica
duas vezes por semana

 

UMA VIDA COMPLETA

 

Um estudo da universidade de Penn State, nos Estados Unidos concluiu que praticar mais atividade física do que o costume influencia de forma positiva no quão satisfeita uma pessoa se sente com sua vida.

Exercitar-se é um hábito cujos benefícios excedem a saúde física, e é fundamental também para o bem-estar psicológico, para quem convive com esclerose múltipla há ainda benefícios específicos como a redução da fadiga, ossos mais fortes, gerenciamento do peso e a minimização de complicações futuras.

O acompanhamento do seu fisioterapeuta irá garantir que o seu progresso seja real melhorando os seus resultados funcionais, reduzindo os níveis de estresse e aumentando bem-estar emocional.

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