É considerado simples amarrar um sapato, ou usar os talheres, brincar no parquinho, ou escrever. Mas como amarrar um sapato se meu braço se movimenta com dificuldade? Usar talheres se minha mão não tem força para segurá-los? Como brinco com meus amigos no parque se tenho dificuldade para coordenar meu corpo? Ou escrever no meu trabalho se não consigo segurar uma caneta?

O Terapeuta ocupacional irá olhar tanto para as suas habilidades quanto para suas limitações, assim poderá desenvolver um plano de tratamento mais individualizado para que você consiga alcançar seus objetivos e realizar suas atividades da melhor forma possível.

As estratégias criadas pelo seu terapeuta podem variar desde uma simples mudança em determinada ação para não sobrecarregar uma articulação ou evitar um movimento compensatório, até treino do fazer determinada atividade e a confecção de adaptação /tecnologia assistiva. Todas essas intervenções são feitas de forma em que você participe de cada processo, afinal é você quem melhor sabe descrever quais são suas necessidades.

TRATAMENTO

O seu tratamento será idealizado pelo seu terapeuta juntamente a você, buscando a melhor aplicação e recursos a se realizar de acordo com as suas necessidades e expectativas, habilitando ou reabilitando suas habilidades psicomotoras para uma determinada função de maneira satisfatória.

Podem ser aplicados inúmeros recursos, dentre atividades terapêuticas (tais como artesanais, lúdicas, artísticas, estimulações sensório-motoras, produtivas e funcionais) e tecnologias assistivas, mas iremos discorrer mais sobre a última a seguir.

TECNOLOGIAS ASSISTIVAS

Hoje existe um arsenal de ferramentas e serviços dedicados a proporcionar ou ampliar habilidades funcionais prejudicadas por inaptidões motoras e neurológicas. As tecnologias assistivas são projetadas para lhe assistir na execução de suas atividades diárias e consequentemente promover  autonomia e a inclusão.

Os profissionais da engenharia da tecnologia assistiva desenvolvem recursos que vão desde membros robóticos e sensores ultrassônicos, a softwares e hardwares e ainda dispositivos para adaptação da sua casa e para o seu uso em atividades cotidianas como escrever, fazer cortes com precisão, se vestir e locomover por meio de modelos e métodos para a compreensão e análise do movimento, análise de sinais biomédicos, interação humano-computador, simulação da mecânica de membros e estruturas fisiológicas, dentre outros.

POR ONDE EU COMEÇO?

A terapia ocupacional atende desde recém-nascidos até idosos, da prevenção ao tratamento de alterações no desempenho de funcionalidades. Identificada a necessidade, você deve buscar a avaliação de um terapeuta certificado pelo COFFITO (Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional) e marcar uma avaliação! Lembrando que para iniciar um processo de recuperação funcional você pode buscar diretamente por um Terapeuta Ocupacional, sem a necessidade de uma guia médica. A ProSense conta com profissionais de excelência, e uma equipe multidisciplinar, altamente especializada, e com recursos tecnológicos e instrumentais propícios para a aceleração da sua independência e reabilitação.

Para marcar um agendamento com a ProSense e dar início a sua nova vida é só chamar nesse link! ou nos telefones: (11) 5199-9033| (31) 3088-2135   

 

Gostou do que ouviu? Entre em contato conosco pelos números: (31) 3088-2135| (31) 99353-0205