Realidade virtual no tratamento de Distrofia muscular de Duchenne

A Distrofia muscular de Duchenne uma doença genética degenerativa e incapacitante que acomete apenas meninos. Sua principal característica é a degeneração progressiva do músculo, em decorrência da ausência de uma proteína.

É uma doença grave e progressiva que afeta um em cada 3.500-6.000 nascidos vivos do sexo masculino. Ela é genética de caráter recessivo, onde o gene defeituoso é transmitido simultaneamente pelo pai e pela mãe, que é assintomática.

Agende uma avaliação para seu filho  CLIQUE AQUI.

Diagnóstico

O diagnóstico de DMD pode ser estabelecido, na maioria dos casos, através da história familiar, achados clínicos, laboratoriais e genéticos (análise de DNA), podendo ser utilizados eventualmente, exames eletrofisiológicos e histológicos. Os níveis enzimáticos, principalmente de CPK, biópsia muscular e análise de DNA são amplamente explorados na caracterização da doença.

 

Sintomas

Os sintomas incluem quedas frequentes, dificuldade para se levantar ou correr, andar oscilante, panturrilhas grandes e dificuldades de aprendizagem.

Tratamento

Não há cura para esta doença, mas existem outros métodos para conseguir controlar a progressão do distúrbio. O tratamento das doenças neuromusculares mudou nos últimos anos, desde o manejo paliativo dos sintomas até métodos preventivos de capacitação. O uso da tecnologia Realidade Virtual é necessário no tratamento de doenças progressivas que envolvem dificuldades de movimento, pois proporciona liberdade e facilita a melhora dos resultados no treinamento de capacidade.

A Realidade Virtual é uma ótima ferramenta para fisioterapia e pode ser usada para programas de reabilitação de distrofia muscular de Duchenne para melhorar o desempenho do paciente durante o treinamento.

A ProSense disponibiliza esta tecnologia para este e outros tipos de tratamentos.

ENTRE EM CONTATO E MARQUE UMA AVALIAÇÃO! CLIQUE AQUI.

 

DOI: 10.2196/21576

DOI: 10.1111/jpc.12868

DOI: 10.1038/s41582-019-0203-3