ProSense – Centro de Reabilitação Neurofuncional Integrada

REDUZA OS SINTOMAS DO PARKINSON COM O MÉTODO PROSENSE

Descubra como combinamos ciência, tecnologia e prática clínica para oferecer os melhores resultados na reabilitação neurofuncional.

Você não precisa caminhar sozinho!

A jornada enfrentada por aqueles que convivem com a Doença de Parkinson (DP) é repleta de desafios, mas a reabilitação surge como uma aliada fundamental nesse caminho. A trajetória de quem lida com os sintomas característicos da DP, como o tremor em repouso, a lentidão nos movimentos, a rigidez e as oscilações de humor, é marcada por uma busca constante por qualidade de vida e superação.
Para homens e mulheres que, na maioria das vezes, começam a enfrentar os sintomas após os 50 anos, a reabilitação assume um papel crucial. Compreendemos que a reabilitação não é apenas um tratamento; é um compromisso com a retomada do controle.

REABILITAÇÃO MULTIDISCIPLINAR

Para assegurar o sucesso da reabilitação, é fundamental aplicar técnicas e tecnologias modernas nos tratamentos, permitindo que cada indivíduo atinja os melhores resultados possíveis. Dessa forma, a Prosense compromete-se a fornecer o tratamento de reabilitação neurológica intensiva mais inovador e eficaz, desenvolvido para facilitar a recuperação e a restauração das funções perdidas.
Compreendemos as complexidades inerentes à condição neurodegenerativa do Parkinson, o que nos motiva a criar um tratamento personalizado. Nosso objetivo vai além do alívio dos sintomas, visando promover uma significativa melhoria na qualidade de vida dos pacientes. A terapia avançada que oferecemos traz benefícios substanciais para aqueles que enfrentam os desafios dessa condição.
Diante da singularidade de cada paciente, nosso processo inicia-se com uma avaliação criteriosa para identificar metas e objetivos específicos a serem alcançados a curto, médio e longo prazo. Nossa equipe altamente capacitada utiliza as técnicas mais modernas e eficazes comprovadamente para orientá-lo com sucesso em seu processo de recuperação.

Você pode contar com as seguintes atuações de nossa equipe:

AVALIAÇÃO DE TERAPIA OCUPACIONAL

ATENDIMENTO INDIVIDUAL DE TERAPIA OCUPACIONAL

REABILITAÇÃO DE MEMBRO SUPERIOR

ADEQUAÇÃO AMBIENTAL

AVALIAÇÃO, PRESCRIÇÃO E CONFECÇÃO DE ÓRTESES

PRESCRIÇÃO DE DISPOSITIVOS DE TECNOLOGIA ASSISTIVA

VISITA DOMICILIAR

PROGRAMA DE REABILITAÇÃO COGNITIVA

TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO

Os atendimentos fisioterapêuticos para pacientes com doença de Parkinson visam alcançar um controle mais eficaz dos movimentos. Nesse contexto, são adotadas estratégias específicas, incluindo o controle dos tremores através de técnicas apropriadas, fortalecimento muscular, treino de equilíbrio, e aprimoramento da marcha com a utilização de estímulos externos para aumentar a velocidade do caminhar.
Além disso, é implementado o condicionamento cardiorrespiratório, visando aprimorar a execução das atividades de vida diária. Essas intervenções fisioterapêuticas desempenham um papel fundamental, proporcionando aos pacientes com Parkinson maior autonomia e qualidade de vida.
TECNOLOGIA DISPONÍVEL PARA VOCÊ
O Avançado Suporte Neuromuscular apresenta um eletroneuroestimulador de maior potência disponível no mercado, proporcionando significativos avanços no sistema e na estrutura neuromuscular. Além disso, incorpora a Estimulação Elétrica Transcraniana, capaz de modular a atividade cerebral e, consequentemente, influenciar o desempenho de diversas funções do sistema nervoso central.

COMO A FONOAUDIOLÓGICA PODE AJUDAR?

O tratamento do Parkinson por meio da fonoaudiologia pode ser conduzido de maneiras especializadas ou mesmo no domicílio do paciente. O nosso objetivo principal é aprimorar as limitações do paciente por meio de técnicas, exercícios e atividades que fortalecem os músculos da região do rosto, garganta e pescoço.
Como parte da intervenção, o profissional pode utilizar técnicas adaptativas para reduzir os efeitos do tremor. Isso envolve a sugestão de talheres adaptados, apoios antiderrapantes e adaptações para atividades como escrita e higiene pessoal. Com o tremor, essas atividades, que antes eram rotineiras, podem se tornar desafiadoras, e é fundamental oferecer suporte adaptativo.
Além disso, o foco é auxiliar no desenvolvimento da destreza manual e coordenação por meio da realização de atividades de interesse do paciente. Essas práticas contribuem para superar obstáculos e promover uma melhoria contínua na qualidade de vida.

COMO A TERAPIA OCUPACIONAL PODE AJUDAR?

Como forma de intervenção, o profissional poderá utilizar técnicas adaptativas para reduzir os efeitos do tremor. Isso envolve a indicaçãode talheres adaptados, apoios antiderrapantes, adaptações para a escrita, higiene pessoal e uso de copos adaptados. Uma vez que o tremor pode dificultar essas atividades, que eram rotineiras, torna-se fundamental oferecer suporte adaptativo.
Além disso, é essencial auxiliar no desenvolvimento da destreza manual e coordenação por meio da realização de atividades de interesse do paciente, contribuindo para superar obstáculos e promover benefícios significativos para aqueles que enfrentam os desafios do Parkinson.

TECNOLOGIAS E INOVAÇÕES

Aqui trabalhamos com fisioterapia neurofuncional e fonoaudiologia, e estimulamos não apenas o corpo com movimentos repetitivos, mas avaliamos a condição de cada paciente e criamos um tratamento personalizado, focado no reaprendizado neurológico. Conheça o que há de melhor em fisioterapia, conheça tratamentos que transformam vidas, agende uma visita e conheça a Prosense.