Equipe de Profissionais
O profissional que realiza o tratamento tem grande impacto nos resultados e bem estar do paciente. Nossa equipe conta com profissionais de alto nível e desempenho.
Felizmente o mundo tem mudado a maneira como vê os portadores da síndrome de down e isso tem transformado a qualidade de vida e as perspectivas de futuro dessas pessoas. Aqui na Prosense temos o carinho e também as melhores alternativas para o portador de síndrome de down.
A síndrome de Down, ou Trissomia do cromossomo 21, é resultado de uma alteração genética no vigésimo primeiro cromossomo que, ao invés de possuir apenas dois cromossomos (um par), possui três. Geralmente o paciente portador de síndrome de Down apresenta alterações cognitivas, alterações anatômicas (alguns necessitam passar por cirurgia cardíaca ainda na infância), alterações sensitivas, diminuição de tônus muscular, frouxidão ligamentar, dentre outros.
A síndrome de Down frequentemente acarreta complicações clínicas que acabam por interferir no desenvolvimento global da criança portadora, sendo que as mais comumente encontradas são alterações cardíacas, hipotonia, complicações respiratórias e alterações sensoriais, principalmente relacionadas à visão e audição.
A atuação da terapia ocupacional pode ser iniciada nos primeiros meses de vida e se dará ao longo do desenvolvimento de seu filho buscando integrar as atividades motoras às sensoriais e cognitivas (visão, audição, tato e olfato).
A estimulação precoce é realizada através do brincar. É sabido que para a criança é muito importante saber brincar. Desenvolvendo essa capacidade ela poderá se desenvolver, experimentar e conhecer o mundo.
Durante o processo de desenvolvimento buscamos promover a independência da criança. Desde a execução de tarefas até as atividades de autocuidado: alimentar-se, trocar de roupa e tomar banho de maneira independente).
Nessa etapa direcionamos o foco também para os aspectos motores finos. A criança é estimulada a abrir potes com tampa, segurar um lápis, abotoar botões, utilizar uma tesoura e outras atividades.
Todo o trabalho realizado pelo nosso terapeuta ocupacional é realizado em conjunto com os pais, cuidadores e outros profissionais. Tudo com objetivo de cuidar da criança e, ao mesmo tempo, desenvolver o máximo do seu potencial.
Um ponto importante de se destacar, logo no início, é que as pesquisas mostram que quanto antes se inicia o programa de estimulação melhores são os resultados. Essa estimulação ocorre, inicialmente, através de: fisioterapia, terapia ocupacional e fonoaudiologia.
É muito importante iniciar o processo de estimulação logo nos primeiros meses de vida. Por isso a fisioterapia será fundamental e terá essa função.
O objetivo principal é acelerar o desenvolvimento dos portadores de síndrome de down em vários aspectos, como:
Diminuir os atrasos da motricidade grossa e fina, facilitando e estimulando as reações posturais necessárias para o desempenho das etapas de desenvolvimento normal; e a prevenção das instabilidades articulares e de deformidades ósseas.
O mais importante é que tudo é pensado para melhorar a qualidade de vida da criança e dos pais. Proporcionar desenvolvimento e potencializar habilidades que irão ajudar a criança a se integrar socialmente, se relacionar com o próximo, desenvolver sua própria autoestima e criar um futuro com maior independência.
O tratamento fonoaudiológico pode começar logo no nascimento do bebê, quando é necessária a orientação para que o bebê se alimente de maneira correta, seja através das técnicas de amamentação ou da sucção da mamadeira.
O estímulo da musculatura da fase é fundamental para as funções de sucção, deglutição e mastigação. Esse estímulo garante o posicionamento e movimento adequados de lábios, bochechas e língua. A estimulação dessas funções é ainda ligado ao desenvolvimento da fala, que utiliza os mesmos músculos.
Todo esse processo deve ocorrer desde o nascimento da criança, para que o estímulo garanta não só a sucção correta como também auxilie na introdução de outros alimentos. Como o processo é contínuo todo esse estímulo será orientado também para o desenvolvimento da fala e da linguagem.
É possível que alguns bebês com Síndrome de Down tenham menor resposta aos sons e por isso vocalizam menos. Nesses casos é normal que tenham boa compreensão mas apresentem dificuldades de se expressar, falando menos ou trocando algumas palavras. Nesses casos são necessários mais estímulos para desenvolver a linguagem e também o apoio pedagógico.
O acompanhamento fonoaudiológico permite que a estimulação precoce seja feita de maneira específica, baseada no potencial de cada criança e potencializando sua capacidade de desenvolvimento.
O fonoaudiólogo fará também o acompanhamento da audição da criança, avaliando seu desenvolvimento e diagnosticando uma possível alteração auditiva precoce.
Para iniciar esse diagnóstico seu filho irá realizar um exame conhecido como teste da orelhinha, normalmente realizado ainda na maternidade.
As crianças com Síndrome de Down podem, com maior frequência, desenvolver infecções de ouvido (otite média). Normalmente essa infecção não é grave, porém deve sempre ser acompanhada de um pediatra, que irá indicar o tratamento adequado. Esse acompanhamento é fundamental pois a reincidência da otite pode levar ao prejuízo da aquisição da fala e da linguagem, já que há prejuízo na capacidade auditiva.
A Prosense oferece em Belo Horizonte um tratamento de primeiro mundo, com o que há de melhor em todos os aspectos. Equipamentos importados e exclusivos, métodos e técnicas modernas e uma equipe altamente qualificada.
Aqui trabalhamos com fisioterapia neurofuncional, e estimulamos não apenas o corpo com movimentos repetitivos, mas estudamos o cérebro de cada paciente e criamos um tratamento personalizado, focado no reaprendizado neurológico.
Conheça o que há de melhor em fisioterapia, conheça tratamentos que transformam vidas, agende uma visita e conheça a Prosense.
O profissional que realiza o tratamento tem grande impacto nos resultados e bem estar do paciente. Nossa equipe conta com profissionais de alto nível e desempenho.