Equipe de Profissionais
O profissional que realiza o tratamento tem grande impacto nos resultados e bem estar do paciente. Nossa equipe conta com profissionais de alto nível e desempenho.
Na ProSense disponibilizamos os melhores profissionais para melhor atendê-lo de maneira a atingir uma melhora na qualidade de vida do seu filho(a).
A fisioterapia é feita com exercícios indicados pelo fisioterapeuta e tem como objetivo fortalecer os músculos, melhorar a força, a flexibilidade, o equilíbrio e a coordenação motora.
Em alguns casos, pode ser indicado fazer fisioterapia para ajudar na fala, deglutição e melhorar a respiração.
Muitas intervenções terapêuticas para crianças com PC são evidenciadas na literatura científica e têm eficácia comprovada. Treinamentos motores específicos a tarefas, terapia de contenção induzida, therasuit, plataforma vibratória, estimulação transcraniana, estimulação elétrica funcional, fortalecimento e atividade física, equoterapia e atividades funcionais com suporte parcial de peso são recomendados como principais recursos no programa de atendimento à PC, pois induzem a neuroplasticidade e produzem ganhos funcionais, com comprovação na literatura.
A fonoaudiologia é indicada para ajudar a melhorar a capacidade da fala ou da comunicação através da linguagem dos sinais, além das dificuldades para comer ou engolir, e deve ser orientada pelo fonoaudiólogo.
Inicie agora mesmo o tratamento do seu filho(a) – Clique aqui!
A terapia ocupacional é uma ótima opção para aumentar a qualidade de vida e ajudar a criança a ganhar independência nas atividades do dia a dia em casa ou na escola, como comer ou andar, por exemplo.
Isto porque, nas sessões de terapia ocupacional, o profissional ajuda a criança a utilizar alguns equipamentos auxiliares, como talheres especiais, andador ou cadeira de rodas, por exemplo.
A Paralisia Cerebral (PC) se refere a lesões não progressivas no cérebro, que causam limitações de atividade nas crianças acometidas. Pode ocorrer antes, durante ou após o parto e é considerada a deficiência física mais comum na primeira infância, variando, entre diferentes países, de 1,4 a 3,6 casos a cada 1000 nascidos vivos.
Devido a isso, cada criança apresenta diferentes necessidades de reabilitação, de acordo com sua demanda. Dentre os possíveis acometimentos estão as alterações de postura, de tônus, de equilíbrio, de sensibilidade, de percepção, de comunicação, de comportamento e de marcha.
As consequências da paralisia cerebral dependem da região do cérebro afetada e devem sempre ser avaliadas pelo pediatra ou neurologista. Existe um sistema de classificação específico para PC, conhecido com GMFCS (Sistema de Classificação da Função Motora Grossa). Esses níveis podem ajudar os pais, família e cuidadores a compreender melhor as capacidades funcionais de cada criança.
⭐Nível I: A criança anda sem limitações.
⭐Nível II: A criança apresenta alguma dificuldade para correr, pular, andar em terrenos irregulares e subir escadas sem apoio.
⭐Nível III: A criança precisa de algum apoio para andar, como muletas ou andador. Para longas distâncias, a cadeira de rodas pode ser necessária.
⭐Nível IV: A criança geralmente não consegue ficar em pé ou andar sem auxílio e, ainda assim, somente por curtas distâncias e quando é mais nova. O principal meio de locomoção é a cadeira de rodas, mas elas podem ser capazes de utilizar uma cadeira motorizada de forma independente.
⭐Nível V: A criança não tem controle de tronco adequado e é dependente dos seus cuidadores para todas as suas atividades de vida diária.
De uma forma geral, o objetivo do tratamento das crianças com PC é fazer com que elas desenvolvam o seu máximo potencial e, quando possível, adquiram a independência que será importante na vida adulta. Infelizmente, não há método conhecido para reverter a lesão cerebral.
⭐Cada criança apresenta diferentes necessidades de reabilitação e na clínica Prosense o atendimento é personalizado para suprir a demanda específica do seu filho.
⭐Na Prosense, os exercícios e estímulos são voltados para fortalecer os músculos, melhorar a força, a flexibilidade, o equilíbrio e a coordenação motora. Além do foco principal na melhora da funcionalidade e na participação social.
DOI: 10.1111/dmcn.15094
DOI: 10.1136/practneurol-2015-001184
CLIQUE AQUI – Marque uma avaliação para o seu filho E SAIBA MAIS SOBRE NOSSOS TRATAMENTOS
O profissional que realiza o tratamento tem grande impacto nos resultados e bem estar do paciente. Nossa equipe conta com profissionais de alto nível e desempenho.