Dependendo do nível e da gravidade de uma lesão medular incompleta, os indivíduos podem experimentar uma ampla gama de efeitos secundários. Geralmente, quanto maior a gravidade da lesão medular, maior o risco de desenvolver complicações secundárias. Mas saiba que fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais sabem muito bem lidar com esses efeitos e ajudar você ou seu parente a melhorar sua qualidade de vida.

Os efeitos secundários de lesões incompletas da medula espinhal incluem:

Perda de sensação;

Perda de controle do motor;

Espasticidade;

Dor crônica;

Dormência;

Formigamento;

Disreflexia autonômica;

Choque espinhal;

Dificuldades para dormir;

Disfunção intestinal e da bexiga;

Disfunção sexual;

Inchaço das extremidades;

Mãos e pés frios.

É essencial estar ciente das complicações potenciais que podem surgir após uma lesão na medula espinhal, para que você possa procurar uma intervenção precoce para elas. Na clínica ProSense todos os nossos pacientes são orientados quanto ao seu caso e suas particularidades, estando sempre preparados para lidar com possíveis adversidades. O manejo adequado pode ajudar a prevenir a progressão de complicações e interferir ainda mais na sua qualidade de vida.

A lesão incompleta da medula espinhal pode causar efeitos secundários?

Nós não somente reabilitamos, mas também educamos quanto ao caso do paciente. Então, conosco o paciente tem autonomia sobre seu caso, sobre seus déficits e limitações. Isso facilita a progressão e a lidar com adversidades.

Saiba mais! -> Clique aqui e agende uma avaliação com a gente!

Clínica ProSense – Referência nacional em tratamentos neurológicos, aqui cada caso é cuidado de uma forma especial com os melhores profissionais do setor.

Responsável Técnico:
Dra Michelle Coutinho Atherton
Fisioteraputa Neurofuncional e CEO da Clínica ProSense
Mestre em Neurologia (UFMG)
CREFITO: 118113F