Equipe de Profissionais
O profissional que realiza o tratamento tem grande impacto nos resultados e bem estar do paciente. Nossa equipe conta com profissionais de alto nível e desempenho.
A reabilitação do paciente com esclerose múltipla visa, principalmente, a melhoria do controle motor e dos padrões de movimento característicos da condição a fim de prolongar a vida do paciente e promover melhor qualidade de vida. Para isso são realizados atendimentos focados no fortalecimento muscular, no equilíbrio, na coordenação e na destreza, sempre que possível dentro de atividades que simulem aquelas realizadas pelo indivíduo dentro de sua própria casa. Atentando-se à importância de uma equipe interdisciplinar que consiga atender às necessidades do indivíduo.
Aqui na ProSense tratamos de pacientes com Esclerose Múltipla, os nossos profissionais são capacitados a fazer o melhor atendimento para melhorar a qualidade de vida dos pacientes.
Disfagia é termo usado para definir as dificuldades de deglutição. Por exemplo: dificuldades de engolir, manter alimentos e saliva na boca, tosses e engasgos durante a alimentação e sensação de comida presa ou parada na garganta podem ser sinais disfagia.
Existe uma relação direta entre nutrição, saúde, bem-estar físico e mental do indivíduo. As pesquisas comprovam que uma boa alimentação tem um papel fundamental na prevenção e no tratamento de doenças e é uma condição essencial para a sustentação da vida. Alterações que dificultam a alimentação precisam ser tratadas o mais rápido possível e o fonoaudiólogo é o profissional capacitado para o diagnóstico e tratamento das disfagias.
Na Prosense, a reabilitação da deglutição será realizada por meio de um atendimento especializado e personalizado que analisará a necessidade de adaptações na dieta, introduzir exercícios musculares ou treinar manobras para que a dinâmica da deglutição seja restabelecida ou adaptada. O paciente e a família também receberão orientações sobre como realizarem a alimentação de forma segura, eficaz e correta evitando que o indivíduo com alterações de deglutição desenvolva pneumonia aspirativa em decorrência do escape de alimentos e saliva para pulmão.
Você sofreu alterações de linguagem? Não consegue falar ou escrever adequadamente? As pessoas não entendem o que você diz? Sua comunicação está prejudicada em decorrência de uma lesão neurológica ou por outros motivos? Caso as respostas para essas perguntas sejam afirmativas, sem dúvidas você precisa iniciar o tratamento fonoaudiológico. Estudos já comprovaram que o início precoce da estimulação de linguagem aumenta o sucesso terapêutico.
O tratamento proporcionado pelo fonoaudiólogo na afasia, que é a perda da comunicação oral e da compreensão, após uma lesão neurológica, como a Esclerose Múltipla, ocorre por meio da estimulação da linguagem e é planejado especificamente para cada caso. Com o objetivo de ajudar o paciente a ultrapassar as perdas provocadas pela lesão, o tratamento na ProSense será feito com métodos de estimulação auditiva e visual com foco na facilitação e motivação, as modalidades linguísticas serão trabalhadas com o auxílio das capacidades preservadas de cada indivíduo.
O profissional da fonoaudiologia pode ajudar, propondo tratamentos por meio de exercícios e terapias para que o paciente consiga ter qualidade de vida, uma comunicação compreensível e eficaz auxiliando no processo de restituição das capacidades comunicativas e melhorando a interação social dos indivíduos.
Terapeutas ocupacionais (TOs) ajudam as pessoas com esclerose múltipla nas atividades da vida diária. O objetivo principal da terapia ocupacional é ajudar as pessoas a continuar vivendo a vida o mais plenamente possível. Muitas vezes o/a profissional faz isso visitando o indivíduo em sua casa ou local de trabalho e fazer sugestões simples para mudanças no estilo de vida, ou equipamento útil e adaptações. Além disso, mantém uma terapia constante para desenvolver e/ou manter habilidades.
A Esclerose Múltipla é uma doença do sistema nervoso central considerada como uma doença desmielinizante, ela causa uma inflamação sistêmica responsável por danos na mielina, tecido que reveste as fibras nervosas e permite que os impulsos sejam transmitidos. Essas lesões podem ocorrer tanto no cérebro e na medula quanto no nervo óptico, responsável por conduzir informações visuais.
É uma condição neurológica, crônica e autoimune, ou seja, as células do indivíduo atacam o próprio sistema nervoso. As causas ainda são desconhecidas, geralmente os pacientes apresentam fraqueza muscular, fadiga, alteração de equilíbrio e coordenação, depressão e em estágios mais avançados podem ocorrer acometimentos dos músculos respiratórios além de alterações cognitivas.
Apesar de possuir um caráter progressivo, a EM apresenta três tipos principais que podem indicar a forma como irão evoluir ao longo do tempo: progressiva primária, progressiva secundária e surto remissão.
O profissional que realiza o tratamento tem grande impacto nos resultados e bem estar do paciente. Nossa equipe conta com profissionais de alto nível e desempenho.