ProSense – Centro de Reabilitação Neurofuncional Integrada

A Verdade sobre a Fisioterapia Neurofuncional precoce para o Parkinson!

banner blog adulto_11zon

A Verdade sobre a Fisioterapia Neurofuncional precoce para o Parkinson!

Devemos lembrar que uma diferença positiva pode ser feita para as pessoas que conviveram com Parkinson por vários anos. Mas a pergunta que nos fazem regularmente é: por que a fisioterapia neurológica precoce é tão importante para o Parkinson?

Para você que acabou de chegar no site por este artigo, quero que você saiba que a Clínica Prosense, é uma referência nacional em reabilitação de lesões e problemas neurológicos. A equipe multidisciplinar, altamente especializada, e com recursos tecnológicos e instrumental propício para aceleração da sua independência e reabilitação.  Seja bem vindo e boa leitura!

Quando apresentado a um diagnóstico de Parkinson, a maioria das pessoas terá perguntas que gostariam de fazer a um profissional experiente na área. Fazer essas perguntas e receber orientações adequadas favorece o modo correto de realizar as atividades do dia a dia, auxilia na promoção da saúde por meio de hábitos saudáveis, importância de tomar a medicação no horário correto, entender o que a medicação faz no organismo e dentre outros benefícios. É um passo que faz parte da educação do paciente e é crucial para a reabilitação.

Tratamento

A maioria das pessoas quer saber o que pode fazer para minimizar os efeitos da doença e os fisioterapeutas neurofuncionais da ProSense podem ajudar a você e darão dicas e conselhos úteis. Sabe-se hoje que a medicação utilizada para a doença de Parkinson controla o tremor primordialmente. Porém, a fisioterapia atua em todos os outros sinais de forma esplendorosa, como na rigidez e na bradicinesia. O exercício regular é uma ferramenta poderosa para manter o corpo e a mente na melhor forma possível. Aconselhamento específico para cada pessoa ajuda a adaptar o exercício e a atividade para melhor atender às suas necessidades e preferências individuais.

Cuidado da mente

Quando se trata da mente é importante ressaltar que a Doença de Parkinson possui a depressão como sintoma. Isso se dá em detrimento da redução do neurotransmissor dopamina. E o exercício físico é um fator de grande impacto na depressão e também nos sinais motores da doença. Avaliar e minimizar a assimetria postural e quaisquer áreas de rigidez espinhal específica junto com conselhos posturais ajudam a otimizar a postura.

O indivíduo com Doença de Parkinson tende a uma postura curvada para frente. Essa postura prejudica muito a percepção corporal e o controle postural. Tomar medidas de linha de base e fornecer um papel de monitoramento e aconselhamento é reconfortante. A pessoa com Parkinson sentirá que existe alguém que conhece seu estado físico e pode ajudá-la a se manter o mais ativa possível.

ProSense

A Clínica ProSense é referência nacional em tratamento de lesões e sequelas decorrentes de AVC. Nosso compromisso vai além da excelência clínica, estendendo-se ao apoio integral à família durante todo o processo de recuperação. Acreditamos na importância de uma abordagem multidisciplinar, oferecendo serviços especializados em fisioterapia neurofuncional intensiva, fonoaudiologia e terapia ocupacional.

Contamos ainda com uma gama de técnicas modernas e equipamentos importados para garantir o mais alto padrão de cuidado. Na ProSense, acreditamos que a jornada de recuperação é uma experiência compartilhada, e nossa equipe está aqui não apenas para fornecer todo o apoio necessário aos pacientes, mas também às suas famílias

Sua primeira vez no nosso site?

A Clínica Prosense é referência nacional em reabilitação de lesões e problemas neurológicos.
Trazemos inovações de todo o mundo e tratamos com a excelência que você merece!
Marque uma avaliação pelo Whatsap ou nos telefones:(11) 5199-9033| (31) 3088-2135

Responsável ProSense:

Dra. Michelle Coutinho Atherton
Fundadora – CEO – Fisioterapeura Neurofuncional
Mestre em Neurologia . UFMG
CREFITO: 118113F

Referência:

De Luca R, Russo M, Naro A, Tomasello P, Leonardi S, Santamaria F, Desireè L, Bramanti A, Silvestri G, Bramanti P, Calabrò RS. Effects of virtual reality-based training with BTs-Nirvana on functional recovery in stroke patients: preliminary considerations. Int J Neurosci. 2018 Sep;128(9):791-796.

Leia também