A afasia é um distúrbio que afeta a capacidade da pessoa de se expressar e de entender a linguagem escrita e falada, e não uma doença. Geralmente acontece por alguma lesão ou acidente vascular cerebral (AVC), mas também pode se desenvolver aos poucos, durante o crescimento de um tumor ou desenvolvimento de uma doença.

Vale ressaltar que, a afasia e disartria não são a mesma coisa, sendo esta última uma dificuldade apenas na hora de articular as palavras, sem prejuízo na compreensão, escrita e outras questões da linguagem.

Tipos de AFASIA:

– Afasia de Wernicke: Acontece mais posteriormente no hemisfério esquerdo, locais que são responsáveis pela recepção da linguagem, ou seja, pela compreensão;

– Afasia de Broca: Ocorre nas regiões frontais do hemisfério, locais responsáveis pela expressão, ou seja, em como as palavras vão se unir para formar frases;

– Afasia global: Como o nome já sugere, a afasia global é quando o AVC, por exemplo, afeta tanto as regiões frontais quanto as posteriores do hemisfério cerebral esquerdo. Sendo assim, o paciente sofre um misto das afasias de Wernicke (recepção) e de Broca (expressão);

Diagnóstico

O diagnóstico das afasias é eminentemente clínico, sendo o neurologista o profissional mais habilitado para este diagnóstico. A partir da constatação dos sinais e sintomas pelo exame clínico surge a necessidade de um diagnóstico topográfico, que define onde está a lesão no cérebro e o diagnóstico etiológico, que é a causa ou doença que levou a afasia.

O que pode ocorrer com a pessoa que tem AFASIA?

As pessoas podem ter, na forma de se comportar, isolamento social ou repetição persistente de palavras ou ações. Na fala demostra dificuldade de fala ou fala embaralhada e, também é comum, dificuldade em construir e desenhar coisas ou perda da capacidade de escrever.

Como tratar

Após iniciar o tratamento das doenças de base, o tratamento para as afasias deve ser feito com programas de reabilitação de linguagem que tem como seu principal pilar a fonoterapia. Essa terapia envolve a prática de habilidades linguísticas e pode ensinar os pacientes a suprir deficiências com outras formas de s​e comunicar. E aqui, na Prosense, é disponibilizado tratamentos de reabilitação neurológica como esse, através de profissionais especializados e métodos inovadores.

Saiba mais sobre nossos serviços pelo nosso site ou WhatsApp (31) 9 9353-0205 .