Agulhamento a seco um Tratamento Inovador

Conheça Dry Needling

Dry Needling é um procedimento minimamente invasivo usado para tratar dor, deficiências e alterações funcional. A terapia usa de agulhas secas, ou monofilamentos que também são usados na acupuntura, inseridas na pele sem nenhum produto para injeção. O uso da agulha a seco permite aos praticantes acessar músculos mais profundos, que não são acessíveis de outra maneira e aqui na clínica temos esse tratamento para você eliminar dores e até mesmo as tensões do seu dia-a-dia.

O Dry Needling também é usado na Fisioterapia Neurofuncional que é considerada uma área desafiadora por lidar diretamente com pacientes em situação grave, portadores de transtornos crônicos, que podem ser permanentes ou não, progressivos ou não. O sistema nervoso central é um sistema biológico de extrema importância para o corpo humano. Danos nesse sistema costumam gerar grandes repercussões na vida dos indivíduos por acometer muitos ou todos os demais sistemas do corpo. Uma das estratégias e técnicas utilizadas hoje na Fisioterapia Neurofuncional, que tem o como objetivo de facilitar o tratamento e melhorar a resposta dos pacientes, é o Agulhamento a seco, conhecido mundialmente por Dry Needling.

Durante as sessões de Dry Needling, as agulhas são inseridas no paciente, subcutâneamente, “mirando” nos tendões, ligamentos, fáscias, tecido cicatricial, nervos periféricos e feixes neurovasculares para mudar a estrutura e função do corpo (Dunning et al).  Mais comumente, as agulhas são inseridas em pontos-gatilhos de tensão localizados na musculatura. Todo o “segredo” da técnica se relaciona com esses pontos-gatilhos pelo simples fato de que eles são responsáveis por criar síndromes dolorosas que acabam gerando quadros agudos ou crônicos de disfunção dos músculos ou tecidos conjuntivos adjacentes (Shah, Thaker, Heimur, Aredo & Sikday, 2016).

 

 

Quando a agulha é inserida no ponto-gatilho miofascional, ela “pica” pequenas terminações nervosas iniciando uma resposta de contração local. Essa resposta de contração fornece um forte impulso neural que interrompe o circuito doloroso dos pontos-gatilhos, aliviando a dor. E o alívio da dor é, comprovadamente, útil para reduzir a incapacidade dos pacientes!
Dúvidas sobre esse inovador tratamento entre em contato com a gente agora mesmo – Clique aqui e agende uma avaliação!

Então, quando se trata de fisioterapia, o Dry Needling torna-se um recurso muito importante, já que consegue diminuir as incapacidades físicas dos pacientes, através da diminuição da dor!

Os profissionais da Clínica Prosense tem a devida capacitação para usar essa técnica! E mais, também usamos uma técnica semelhante, que é chamada de Acupuntura. Na Prosense, a aplicamos especificamente para tratar lesões neurológicas, e a definimos como Acupuntura Neurológica.

Se você ficou curioso (a), venha nos conhecer e marque já sua avaliação!
Clique aqui para conversar com a gente pelo whatsapp 
ou clique aqui para nos ligar!

Conheça nossos tratamentos –Clique Aqui!

Michelle Coutinho Mestre em Fisioterapia Neurofuncional CREFITO 118113

 

Fisioterapeuta responsável:
Michelle Coutinho, CREFITO 118113
Redator:
Victor Ulysses de S. Matos, estudante de fisioterapia.