ProSense – Centro de Reabilitação Neurofuncional Integrada

BENEFÍCIOS DA LASERTERAPIA NO TRATAMENTO FONOAUDIOLÓGICO

BENEFÍCIOS DA LASERTERAPIA

A laserterapia é um recurso novo que adquirimos aqui na clínica para beneficiar nossos pacientes. Isto porque eles são a nossa prioridade. Atualmente, o laser vem sendo utilizado nos consultórios de forma prática e eficaz.

Para você que acabou de chegar no site por este artigo, quero que você saiba que a Clínica Prosense, é uma referência nacional em reabilitação de lesões e problemas neurológicos. A equipe multidisciplinar, altamente especializada, e com recursos tecnológicos e instrumental propício para aceleração da sua independência e reabilitação.  Seja bem vindo e boa leitura!

Atualmente, o laser vem sendo utilizado nos consultórios de forma prática e eficaz, o método é capaz de realizar uma série de reparações, além de atuar no controle da dor, reduzir os processos inflamatórios e acelerar cicatrizações, o LASER de Baixa Intensidade (LBI) ou Low Level Laser Therapy (LLLT) é usado na Fonoaudiologia para o tratamento da seguintes alterações: desordem temporomandibular, disfagia orofaríngea, disfonias, paralisia facial, xerostomia ( falta de saliva), sialorréia (hipersalivação) e no trabalho muscular com os órgãos fonoarticulatórios.

Pensando nisso, criamos este post com todas as informações necessárias para você entender o que é a laserterapia, quais as principais indicações e os seus benefícios!

O que é a laserterapia?

A laserterapia nada mais é do que a aplicação de uma fonte de luz com comprimento de onda específico. Esse tipo de radiação é utilizado com fins terapêuticos e o laser usado na fonoaudiologia é de baixa frequência, conta com propriedades bioestimuladoras e biomoduladoras e geralmente os comprimentos de onda utilizados são o vermelho e o infravermelho.

Quando o tratamento é indicado?

Agora que você já sabe o que é a laserterapia, é a hora de descobrir as alterações fonoaudiológicas que podem ser tratadas com essa alternativa. As principais são:

Disfunção Temporomandibular

Com o uso do laser vermelho, que tem ação analgésica e anti-inflamatória, pode-se obter redução ou eliminação da dor desses pacientes, que têm incômodo frequente e muitas vezes limitante. Com o uso do laser infravermelho, seria possível reduzir edema e melhorar o trofismo muscular, juntamente com os exercícios miofuncionais.

Disfagia

O laser vermelho para analgesia, ação anti-inflamatória e antimicrobiana. O laser vermelho no modo ILIB, aplicado na artéria radial tem efeito sistêmico e pode ser aplicado sem riscos ao paciente que muitas vezes está debilitado. Já com o laser infravermelho é possível estimular o trofismo da musculatura que, associado a exercícios miofuncionais, favorece a tonificação ou relaxamento muscular.

Paralisia Facial

A intervenção pode ser potencializada pela aplicação do laser de baixa intensidade, já que ele promove a aceleração da regeneração do nervo, pois age como estimulante celular e modulador do tecido conjuntivo, ocasionando a regeneração do nervo facial. Além de trabalhar também o trofismo e relaxamento da musculatura facial quando necessário.

Alterações vocais

Há produções bibliográficas mostrando o efeito da luz sobre a fadiga vocal, apontando sua eficácia para prevenir tal quadro e auxiliar na recuperação quando essa já se encontra instalada.

Trabalho com músculos orofaciais.

A literatura mostra que a associação da atividade muscular à laserterapia está associada ao ganho de força, à melhora do desempenho muscular e à capacidade de treinamento, além de auxiliar no relaxamento da musculatura.

Xerostomia (boca seca)

A laserterapia trata a xerostomia, mais conhecida como boca seca, ocasionada pela diminuição da função das glândulas salivares em decorrência do uso de medicamentos, radioterapia de cabeça e pescoço, e aspectos emocionais. A Laserterapia atua estimulando as glândulas salivares a regenerarem (caso estejam danificadas) ou estimulando a produção de saliva de forma instantânea.

Sialorréia

Quando um paciente é diagnosticado com sialorreia, ele apresenta uma produção excessiva de saliva. Com a laserterapia é possível inibir a produção de saliva nos quadros onde há sialorreia ou naqueles em que alterações na deglutição da saliva aumentam o risco de aspiração.

Tratamento

Você pode usufruir de todas estas facilidades e contar com a equipe profissional melhor preparada, de uma clínica referência em reabilitação neurológica, a Prosense.

A ProSense oferece seções de fonoaudiologia de excelência. Venha conhecer de perto esse procedimento e outros tratamentos! Gostou do que leu? Entre em contato conosco pelos números: (31) 3088-2135| (31) 99353-0205 

Sua primeira vez no nosso site?

A Clínica Prosense é referência nacional em reabilitação de lesões e problemas neurológicos.
Trazemos inovações de todo o mundo e tratamos com a excelência que você merece!
Marque uma avaliação pelo Whatsap ou nos telefones:(11) 5199-9033| (31) 3088-2135

Responsável ProSense:

Dra. Michelle Coutinho Atherton
Fundadora – CEO – Fisioterapeura Neurofuncional
Mestre em Neurologia . UFMG
CREFITO: 118113F

Leia também