Como ter Independência Funcional na Esclerose Múltipla?
A esclerose múltipla é a doença inflamatória crônica mais comum do sistema nervoso central, autoimune e progressiva causa sintomas e deficiências que limitam a participação e a qualidade de vida, como consequência continua a ser uma doença neurológica incapacitante que afeta pessoas no auge de suas carreiras.
Então como garantir uma vida produtiva e ser o protagonista da sua história?
Para você que acabou de chegar no site por este artigo, quero que você saiba que a Clínica Prosense, é uma referência nacional em reabilitação de lesões e problemas neurológicos. A equipe multidisciplinar, altamente especializada, e com recursos tecnológicos e instrumental propício para aceleração da sua independência e reabilitação. Seja bem vindo e boa leitura!
FISIOTERAPIA COMO AGENTE PROPULSOR PARA ESCLEROSE MÚLTIPLA
A fisioterapia atua em todos os estágios da doença – desde o início dos sintomas até pacientes altamente debilitados e condições paliativas. O primeiro passo para que você perceba uma melhora significativa na sua funcionalidade é a implementação de exercícios conduzidos, a realização de atividades físicas impactua o curso da doença em pessoas com risco de EM e após o desenvolvimento, ou seja, é potencialmente considerada como uma terapia modificadora da doença. Exercícios irão melhorar vários aspectos do seu perfil fisiológico e em particular, o comprometimento relacionado à inatividade.
O treinamento de resistência moderada resulta em uma melhora da força muscular das extremidades inferiores e superiores, na velocidade de caminhada, e ainda na redução de fadiga.
PROGRAMA DE EXERCÍCIOS PARA ESCLEROSE MÚLTIPLA
Programas de reabilitação multidisciplinar podem melhorar a deficiência, as atividades relacionadas à bexiga e os resultados de participação em até 12 meses, mas para isso é necessário o suporte de um profissional para a elaboração de uma diretriz de reabilitação personalizada que atenda às suas necessidades específicas de forma individualizada e que garanta um boost no seu progresso!
Publicação de diretrizes de exercícios sugeridas para pessoas com EM -não faça sem suporte do seu fisioterapeuta.
UMA VIDA COMPLETA PARA VOCÊ
Um estudo da universidade de Penn State, nos Estados Unidos concluiu que praticar mais atividade física do que o costume influencia de forma positiva no quão satisfeita uma pessoa se sente com sua vida.
Exercitar-se é um hábito cujos benefícios excedem a saúde física, e é fundamental também para o bem-estar psicológico, para quem convive com esclerose múltipla há ainda benefícios específicos como a redução da fadiga, ossos mais fortes, gerenciamento do peso e a minimização de complicações futuras.
O acompanhamento do seu fisioterapeuta irá garantir que o seu progresso seja real melhorando os seus resultados funcionais, reduzindo os níveis de estresse e aumentando bem-estar emocional.
Prosense
A Clínica Prosense é referência nacional em tratamento de lesões e sequelas decorrentes de AVC. Nosso compromisso vai além da excelência clínica, estendendo-se ao apoio integral à família durante todo o processo de recuperação. Acreditamos na importância de uma abordagem multidisciplinar, oferecendo serviços especializados em fisioterapia neurofuncional intensiva, fonoaudiologia e terapia ocupacional.
Contamos ainda com uma gama de técnicas modernas e equipamentos importados para garantir o mais alto padrão de cuidado. Na Prosense, acreditamos que a jornada de recuperação é uma experiência compartilhada, e nossa equipe está aqui não apenas para fornecer todo o apoio necessário aos pacientes, mas também às suas famílias
Sua primeira vez no nosso site?
A Clínica Prosense é referência nacional em reabilitação de lesões e problemas neurológicos.
Trazemos inovações de todo o mundo e tratamos com a excelência que você merece!
Marque uma avaliação pelo Whatsap ou nos telefones:(11) 5199-9033| (31) 3088-2135
Responsável Prosense:
Dra. Michelle Coutinho Atherton
Fundadora – CEO – Fisioterapeura Neurofuncional
Mestre em Neurologia . UFMG
CREFITO: 118113F
Referência:
Amatya B, Khan F, Galea M. Rehabilitation for people with multiple sclerosis: an overview of Cochrane Reviews. Cochrane Database Syst Rev. 2019;1(1):CD012732. Published 2019 Jan 14. doi:10.1002/14651858.CD012732.pub2
Giesser BS. Exercise in the management of persons with multiple sclerosis. Ther Adv Neurol Disord. 2015;8(3):123-130. doi:10.1177/1756285615576663
Řasová K, Freeman J, Cattaneo D, et al. Content and Delivery of Physical Therapy in Multiple Sclerosis across Europe: A Survey. Int J Environ Res Public Health. 2020;17(3):886. Published 2020 Jan 31. doi:10.3390/ijerph17030886
Döring A, Pfueller CF, Paul F, Dörr J. Exercise in multiple sclerosis — an integral component of disease management. EPMA J. 2011;3(1):2. Published 2011 Dec 24. doi:10.1007/s13167-011-0136-4
Maher Jaclyn, Doerksen S, Elavsky S, Hyde A, Pincus A, Ram N, Conroy D. A Daily Analysis of Physical Activity and Satisfaction With Life in Emerging Adults.2013 Jun;32(6):647-56. doi: 10.1037/a0030129. Epub 2012 Oct 22.