Definição de Paralisia Cerebral

Um portador de paralisia cerebral é capaz de viver uma vida produtiva, autônoma e funcional, quando acompanhado por uma equipe multidisciplinar.
A paralisia cerebral é a deficiência mais comum na infância, é caracterizada por alterações neurológicas permanentes que afetam o desenvolvimento motor e cognitivo, envolvendo o movimento e a postura do corpo.

Entendendo a PC

Esta “desordem do movimento e da postura”, via de regra, costuma ser acompanhando por:

  • Alterações na sensação;
  • Percepção;
  • Cognição;
  • Comunicação e comportamento;
  • Crises convulsivas.

Você sabe o que causa esta lesão neurológica, bem como os principais tipos, sintomas mais comuns e tratamentos?

É sobre este tema que abordaremos a seguir, acompanhe.

 

Dúvidas – Clique aqui e fale com a gente pelo whatsapp!

O que causa a Paralisia Cerebral?

Isquemia cerebral ou falta de oxigênio no cérebro durante a gravidez ou trabalho de parto, são algumas das possíveis causas da PC. Além disso, doenças como toxoplasmose, meningite, vasculite, e questões que afetam o sistema nervoso central (traumatismo craniano), também são fatores que podem desencadear este tipo de lesão.

Principais sintomas

A PC é caracterizada, sobretudo, pela rigidez muscular na movimentação de pernas e braços, bem como por quadros de dificuldade respiratória, crises de epilepsia, desenvolvimento motor lento, convulsões, retardo mental, dificuldade em enxergar, estrabismo e, até mesmo, a perda da visão.

Além disso, podem ocorrer também casos como surdez, problemas na fala, atraso no desenvolvimento da linguagem e distúrbios comportamentais em decorrência da limitação dos movimentos. Ainda, podem ocorrer alterações em músculos e ossos como consequência da má adaptação desses em posturas erradas, como alterações na coluna vertebral (cifose e escoliose), além de deformidade nos pés.

Para realizar o diagnóstico, exames como a tomografia computadorizada ou o eletroencefalograma são executados pelo médico, como.

Clique aqui e conheça nosso tratamento para Paralisia Cerebral!

Há vários tipos de PC:

  1. PC espástica: mais comum. Acarreta rigidez muscular com dificuldade de realizar movimentos;
  2. PC atetóide: atinge a coordenação motora e os movimentos;
  3. PC atáxica: o paciente apresenta dificuldade em caminhar e tremor. Caracterizam este tipo de PC:
  4. PC hipotônica: ocasiona o enfraquecimento dos músculos e frouxidão nas articulações;
  5. PC discinética: tem como sintoma, a existência de movimentos involuntários.

Atendimento com os pais!

Prosense disponibiliza o Melhor tratamento

A ProSense pode ajudar pacientes portadores de PC a ter melhor qualidade de vida, com um tratamento específico, de acordo com as necessidades de cada um.

Deseja marcar sua avaliação para já começar o tratamento  e entender os benefícios específicos para o seu caso ou de um familiar? Clique aqui e fale com a gente pelo whatsapp!

Venha falar com a gente e veja como é possível ter um atendimento diferenciado, feito por pessoas que, de fato, são apaixonadas pelo que fazem e comprometidas com a evolução dos pacientes.

Responsável Técnico:

Dra. Michelle Coutinho Atherton
CEO – Fisioterapeuta Neurofuncional
Mestre em Neurologia . UFMG
CREFITO: 118113F