ProSense – Centro de Reabilitação Neurofuncional Integrada

Esclerose Lateral Amiotrófica e Fisioterapia

banner blog adulto_11zon

Esclerose Lateral Amiotrófica e Fisioterapia

O fisioterapeuta requer uma sólida compreensão da natureza e do curso da doença e precisa considerar os problemas futuros, além do estado atual. A fim de tomar decisões apropriadas e eficazes, a natureza e a importância das inter-relações entre deficiências, limitações de atividades e restrições de participação precisam ser determinadas. Além disso, a tomada de decisão envolve a determinação de quais deficiências, limitações de atividades e restrições de participação:

1) podem ser restauradas;

2) requerem estratégias ou intervenções compensatórias;

3) exigir encaminhamento para outro (s) profissional (es) de saúde; e

4) não pode ser afetado por intervenções de fisioterapia.

Para você que acabou de chegar no site por este artigo, quero que você saiba que a Clínica Prosense, é uma referência nacional em reabilitação de lesões e problemas neurológicos. A equipe multidisciplinar, altamente especializada, e com recursos tecnológicos e instrumental propício para aceleração da sua independência e reabilitação.  Seja bem vindo e boa leitura!

Os fisioterapeutas devem desenvolver planos de manejo adequados, por exemplo, intervenções preventivas, compensatórias e restauradoras com base no estágio da doença, bem como outros fatores, que incluem fatores do paciente, como objetivos, fatores psicossociais, recursos sociais e financeiros; curso e progressão da doença; e tempo de vida do início da doença. Outras intervenções, incluindo educação e treinamento do paciente, família e cuidadores, apoio psicológico e encaminhamento para outros profissionais de saúde, também compreendem o plano de gerenciamento geral em todo o continuum da doença.

ESTÁGIO INICIAL

No estágio inicial da ELA, os indivíduos são independentes com mobilidade, função e atividades da vida diária, apesar da fraqueza muscular em grupos musculares específicos, e as limitações de atividade e as restrições de participação não estão presentes ou são mínimas.

ESTÁGIO INTERMEDIÁRIO

Durante o estágio intermediário da ELA, tem um número e gravidade crescentes de deficiências e limitações de atividade devido à progressão da doença e restrições de participação são comuns. O declínio progressivo da função e da mobilidade resulta na necessidade de intervenções compensatórias e na dependência de outras pessoas.

ESTÁGIO TARDIO

No estágio tardio da ELA, torna-se totalmente dependente para mobilidade e função devido à grave fraqueza dos músculos axiais e das extremidades. Disartria, disfagia e problemas respiratórios são mais comuns no estágio tardio, embora esses problemas possam estar presentes em qualquer estágio; e outras deficiências, como cognitivas e psicossociais, também podem estar presentes.

Mesmo que a doença tenha sintomas semelhantes entre os indivíduos, é essencial que se faça uma avaliação. Porque? Porque os indivíduos são pessoas diferentes em contextos de vida diferentes e por isso sua reabilitação será diferente.

Prosense

A Clínica Prosense é referência nacional em tratamento de lesões e sequelas decorrentes de AVC. Nosso compromisso vai além da excelência clínica, estendendo-se ao apoio integral à família durante todo o processo de recuperação. Acreditamos na importância de uma abordagem multidisciplinar, oferecendo serviços especializados em fisioterapia neurofuncional intensiva, fonoaudiologia e terapia ocupacional.

Contamos ainda com uma gama de técnicas modernas e equipamentos importados para garantir o mais alto padrão de cuidado. Na Prosense, acreditamos que a jornada de recuperação é uma experiência compartilhada, e nossa equipe está aqui não apenas para fornecer todo o apoio necessário aos pacientes, mas também às suas famílias

Sua primeira vez no nosso site?

A Clínica Prosense é referência nacional em reabilitação de lesões e problemas neurológicos.
Trazemos inovações de todo o mundo e tratamos com a excelência que você merece!
Marque uma avaliação pelo Whatsap ou nos telefones:(11) 5199-9033| (31) 3088-2135

Responsável Prosense:

Dra. Michelle Coutinho Atherton
Fundadora – CEO – Fisioterapeura Neurofuncional
Mestre em Neurologia . UFMG
CREFITO: 118113F

Referência:

Bello-Haas VD. Physical therapy for individuals with amyotrophic lateral sclerosis: current insights. Degener Neurol Neuromuscul Dis. 2018;8:45-54. Published 2018 Jul 16. doi:10.2147/DNND.S146949

Leia também