Função Sexual em Homens após Lesão Medular

 

O que você vai ler aqui:
1. O que é sexualidade?
2. Como a lesão medular afeta a função sexual do homem?
3. ProSense;
4. Depois da Lesão Medular;
5. Outras Curiosidades;

1. O que é sexualidade?

Em sentido mais amplo, sexualidade engloba todos os sentimentos, atitudes e comportamentos que contribuem para que a pessoa se sinta um homem ou uma mulher, pública ou privadamente (Firestone & Catlett, 2006).

Saúde sexual representa uma extensão natural do afeto, ternura e companheirismo entre duas pessoas (Firestone & Catlett, 2006).

A definição acima não é o que as pessoas pensam, geralmente, quando se fala de sexo. Principalmente para quem teve lesão medular, outras dúvidas podem surgir, por exemplo:

• A minha lesão afetará minha função sexual?
• Quais tipos de mudanças físicas eu devo esperar?
• Eu terei orgasmos?
• Eu serei capaz de satisfazer meu/minha parceiro/a?
• O que eu faço com meu cateter durante o sexo?
• E quais os perigos de acidentes intestinais?
• Eu serei capaz de ter ereções?
• Eu serei capaz de ter um filho com meu/minha parceiro/a?

A Clínica ProSense, pode responder algumas dessas perguntas.

O importante é entender que o ato físico da relação sexual não é tudo o que define sua sexualidade.

2. Como a lesão medular afeta a função sexual do homem?

A lesão medular cria muitos desafios para as funções do corpo humano, principalmente aquelas funções de partes que ficam abaixo da lesão.

Você provavelmente deve saber que sua lesão pode ter afetado sua bexiga, seu intestino e provavelmente, sua função sexual.

Para muitos homens a ereção é a primeira questão que vêm à mente, então, vamos falar sobre ereção:

Antes da lesão medular, os homens desenvolvem ereção por um de três caminhos.

Psicologicamente: Esse tipo de ereção significa que você pensou em algo que você acha sensual ou atrativo.

A ereção pode vir por sinais, sons ou pensamentos. Talvez você se lembre de alguma situação com seu/sua parceiro/a, ou alguma cena de sexo que passou em um filme, ou olhando uma revista Playboy e, sem demora, a ereção acontecerá.

Reflexamente: Esse tipo de ereção é um resultado direto de contato físico, estímulos no seu pênis. Acariciar ou manipular o pênis irá produzir essa resposta.

Espontaneamente: Se você alguma vez já acordou com uma ereção por causa da sua bexiga, que estava cheia, então você já teve uma ereção espontânea. Esse tipo é por causa de algum estímulo interno.

3. ProSense

Uma das referências nacionais para a reabilitação do AVC é a clínica ProSense, que investe muito no treinamento da equipe, trazendo tecnologias da Dinamarca, Estados Unidos, Alemanha, e diversos centros de ponta para que a recuperação ocorra na melhor perspectiva e condições.

Clique aqui para conversar com a ProSense pelo whatsapp ou clique aqui para nos ligar! A ProSense está te esperando!

4. Depois da Lesão Medular

Psicologicamente para muitos homens com esse tipo de lesão, ter uma ereção apenas pensando em coisas e situações não costuma funcionar corretamente.

Isso porque a área da medula espinhal responsável pela ereção fica localizada entre as vértebras T11 e L2 e, se sua lesão foi acima desse nível, a mensagem (pensamentos sexuais) vindas do seu cérebro provavelmente não conseguirá passar pela região danificada.

Reflexamente alguns homens com lesão medular podem ter ereções quando o cateter está sendo trocado ou quando seu pênis está sendo lavado, limpo ou apenas colocando e tirando as roupas.

Esse tipo de estímulo pode produzir uma ereção, mesmo que você não queira que isso aconteça. É prestar bastante atenção no que gera ereções em você, isso pode ser útil em situações futuras.

Espontaneamente alguns homens, depois da lesão medular, podem conseguir ereções por causa da bexiga cheia. Dependendo da duração da ereção você conseguirá determinar se será útil ou não para suas atividades sexuais.

A habilidade de conseguir uma ereção reflexamente ou espontaneamente é controlada por nervos encontrados nas partes mais baixas da sua medula (S2,3,4)

5. Outras Curiosidades

Os homens também ficam interessados na possibilidade de ejaculação. Como várias outras funções, a ejaculação é também afetada em casos de lesão medular.

O processo de ejaculação é ainda mais complexo do que a ereção. Requer um alto nível de coordenação e interação entre os estímulos nervosos e físicos.

Alguns homens com lesão medular completa, possuem ejaculações. Uma pequena porcentagem dos homens com lesão medular relata a sensação da ejaculação, mas não há nenhum sinal de sêmen vindo à fora.

Algumas vezes a lesão medular previne que o colo da bexiga se feche, então o fluido seminal será ejaculado dentro da bexiga, ao invés de para fora do pênis – Isso é chamado de ejaculação retrógrada.

Com relação ao orgasmo, a habilidade específica de ter um orgasmo é pouco conhecida, mas muitas pessoas dizem serem capazes de ter algum tipo de orgasmo depois da lesão medular. Como será a sensação do orgasmo e como o seu corpo irá reagir realmente depende de você explorar e descobrir.

A Clínica ProSense conta com ajuda de grandes profissionais que podem contribuir de forma especial com a sua situação! Para solucionar essas e outras dúvidas, entre em contato conosco e agende logo sua avaliação!

Clique aqui para conversar com a ProSense pelo whatsapp ou clique aqui para nos ligar! A ProSense está te esperando!

Conheça Também nossos Tratamentos – Clique Aqui!

 

REFERÊNCIAS:

Firestone, R.W., Firestone, L.A., and Catlett, J. (2006). Sex and love in intimate relationships. American Psychological Association, Washington D.C. Johnson, K.M.M., Lanig, I.S. (1996). Promotion and maintenance of sexual health in individuals with spinal cord injury. In I.S. Lanig (Eds.), Practical guide to health promotion after spinal cord injury (171-202). Gaithersburg, Maryland: Aspen Publication.