A regulação e sincronização da atividade de todos os sistemas de um organismo vivo acontecem devido à regulação neural e humoral.

Por outro lado, se o sistema nervoso é autônomo e sua influência reguladora é realizada por meio de um complexo arranjo de neurônios, a regulação humoral é impossível sem a existência de órgãos que sintetizam hormônios, e o sistema vascular que então distribui esses hormônios e outros biologicamente agentes ativos para seus alvos no organismo.

O sistema vascular, além de suas funções regulatórias, desempenha a função de transferência de oxigênio aos tecidos por meio dos eritrócitos e plasma sanguíneo, além de fornecimento de nutrientes e drenagem de fluidos e toxinas. É claro que a atividade do sistema imunológico é impossível sem o sistema vascular permitindo a entrega das células imunocompetentes aos vários órgãos.

Para você que acabou de chegar no site por este artigo, quero que você saiba que a Clínica Prosense, é uma referência nacional em reabilitação de lesões e problemas neurológicos. A equipe multidisciplinar, altamente especializada, e com recursos tecnológicos e instrumental propício para aceleração da sua independência e reabilitação.  Seja bem vindo e boa leitura!

 

Quando foi usada irradiação modulada em frequência, uma diminuição confiável da pressão arterial foi percebida. A Irradiação Sanguínea a Laser Intravenosa (ILIB) em 630-640 nm para o tratamento de diversas doenças tem sido utilizada desde 1988. O ILIB expõe o sangue do paciente a baixos níveis de radiação a laser para estimular mudanças nas interações de moléculas como lipídio-água, proteína-água, lipídio-proteína no sangue. Essas mudanças afetam então a atividade das reações bioquímicas no corpo. Atua então, diretamente nos parâmetros de todas as células do sangue, no estado do plasma e em todos os componentes estruturais da parede vascular. Além disso, por atuar nas células do sistema imunológico, hormônios e processos de troca, o ILIB pode influenciar todos os outros sistemas de um organismo.

Sob a influência de ILIB ocorrem mudanças favoráveis ​​no sangue periférico: a contagem de eritrócitos aumenta, observa-se redução na velocidade de hemossedimentação (VHS), junto com funções aumentadas de células linfáticas e macrófagos. Os estudos experimentais revelaram mudanças significativas na estrutura morfológica do sangue periférico com base no efeito do ILIB. Após a irradiação total de um animal com o laser HeNe (632,8 nm), foi observada reticulocitose juntamente com algum aumento na contagem de eritrócitos com resistência aumentada. Mesmo após um único tratamento, foram observados aumentos na contagem de neutrófilos da banda sanguínea (até 192%), eosinócitos (até 111%), basófilos (até 80%), linfócitos (até 19%), todos ocorrendo dentro de um hora, juntamente com a diminuição simultânea na contagem de monócitos e neutrófilos segmentados (até 62 e 19%, respectivamente).

Foto representativa do nosso laser sendo utilizado. Observação: a técnica demonstrada na foto não é o ILIB.

 

A influência no processo de coagulação é demonstrada pelo efeito de hipocoagulação, pelo aumento da atividade fibrinolítica do sangue, diminuição do número de trombócitos e agregação de eritrócitos, melhora das propriedades de fluxo sanguíneo e efeito vasodilatador. Em comparação com os dados iniciais de um aumento do nível normal de 25 a 30%, o ILIB resultou em uma diminuição do nível de fibrinogênio para 38% após o primeiro procedimento e para 51% após todo o curso de tratamento. Além disso, o ILIB demonstrou acelerar a fibrinólise e diminuir a proporção de protrombina. É evidente que todos esses processos resultam na melhoria das propriedades do fluxo sanguíneo e da circulação sanguínea periférica.

Os experimentos no modelo canino envolveram a oclusão de uma artéria coronária, seguida pela recuperação da perfusão miocárdica usando ILIB, mas ao mesmo tempo foi determinado que o risco de fibrilação cardíaca foi reduzido em 40%. A zona de isquemia do miocárdio nos animais tratados com ILIB foi muito menor do que nos animais controle, com hemodinâmica mais estável também observada. Vários ensaios confirmaram o fato de que o ILIB estimula o desenvolvimento de tubos capilares, elimina o vasoespasmo, elimina a estase e reverte o fluxo sanguíneo. Além disso, o ILIB demonstrou diminuir o edema capilar e aumentar o número de tubos capilares em funcionamento. Foi demonstrado que a exposição a baixos níveis de radiação laser ativamente formou novos tubos capilares, aumentando assim a oferta de oxigênio aos tecidos e otimizando o metabolismo dos tecidos.

A regulação e a sincronização da atividade de todos os sistemas é a base essencial da atividade de qualquer organismo e não é importante como esses objetivos podem ser alcançados. E já foram demonstrados efeitos para vários sistemas do corpo além dos citados acima. O ILIB em 630-640 nm mostrou que esta faixa de onda influencia diretamente os parâmetros de todas as células no sangue, o estado do plasma e o sistema de coagulação do sangue, além de todos os componentes estruturais da parede vascular.

Por meio de seus poderosos efeitos em todos os aspectos do sangue e do sistema vascular, o ILBI pode ter uma forte influência positiva nas células do sistema imunológico, nos hormônios, no sistema neuroendócrino e em todos os processos de troca em um organismo. Tal influência nos permite melhorar não apenas o funcionamento do sistema vascular, mas também todos os demais sistemas de um organismo. Em última análise, isso levará a uma diminuição na incidência e no número de doenças vasculares e, indiretamente, a uma redução no número de doenças em outros órgãos e sistemas do organismo.

Na literatura, os parâmetros usados são bastante variados, mas o ILIB mostrou-se eficaz em todos os sistemas orgânicos, apresentando alguns resultados positivos. No entanto, estudos sobre o efeito dessa terapia em várias doenças ainda são escassos na literatura, e há necessidade de ensaios clínicos mais bem desenhados para melhor compreender o papel do ILIB em várias doenças sistêmicas. Ainda estamos em um crescimento científico para essa técnica. Mas é algo bem novo e que merece ser esclarecido.

A ProSense possui uma equipe multidisciplinar de excelência, com os melhores recursos para atende-lo! Para solucionar dúvidas e receber um tratamento individualizado agende uma avaliação conosco.

Clique aqui para conversar com a gente pelo whatsapp ou clique aqui para nos ligar! A ProSense está te esperando!

 

Referências:

Mikhaylov VA. The use of Intravenous Laser Blood Irradiation (ILBI) at 630-640 nm to prevent vascular diseases and to increase life expectancy. Laser Ther. 2015;24(1):15-26.

Tomé RFF, Silva DFB, Dos Santos CAO, de Vasconcelos Neves G, Rolim AKA, de Castro Gomes DQ. ILIB (intravascular laser irradiation of blood) as an adjuvant therapy in the treatment of patients with chronic systemic diseases-an integrative literature review. Lasers Med Sci. 2020 Dec;35(9):1899-1907.

Burduli NM, Aksenova IZ. [The effects of intravenous laser irradiation of blood on the system hemodynamics of patients with chronic obstructive bronchitis exacerbation]. Klin Med (Mosk). 2006;84(3):37-9.