ProSense – Centro de Reabilitação Neurofuncional Integrada

NIRVANA (Realidade Virtual) E ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO

banner blog adulto_11zon

O QUE É O ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO?

O Acidente Vascular Encefálico (AVE) é uma causa comum de incapacidade e morte ao redor do mundo. Dentre as consequências do AVE podemos citar os déficits sensoriais, motores e cognitivos (atenção, memória, concentração, percepção, etc.), assim como a redução da capacidade de auto cuidado e também da participação social. Tudo isso impacta negativamente na qualidade de vida do indivíduo.

Para você que acabou de chegar no site por este artigo, quero que você saiba que a Clínica Prosense, é uma referência nacional em reabilitação de lesões e problemas neurológicos. A equipe multidisciplinar, altamente especializada, e com recursos tecnológicos e instrumental propício para aceleração da sua independência e reabilitação.  Seja bem vindo e boa leitura!

Tratamento

A prática atual de reabilitação cognitiva tende a ser direcionada para domínios cognitivos isolados incluindo atenção (foco, mudança, divisão ou sustentação), funções executivas (planejamento, inibição, controle), capacidade visuoespacial (pesquisa visual, desenho, construção), memória (recordação e reconhecimento de informações visuais e verbais) e linguagem (expressiva e receptiva). Para a reabilitação cognitiva do AVE existem duas categorias principais, a convencional (exercícios com caneta e papel) e reabilitação assistida pelo computador.

A ampla gama de opções de realidade virtual e tecnologia interativa são valiosas para a reabilitação de indivíduos após AVE e promovem oportunidades tanto de práticas cognitivas quanto motoras. Porém, a literatura possui muito mais estudos em relação a reabilitação motora do que a cognitiva. E, já foram reportados benefícios como ganho de equilíbrio e melhora da marcha com o uso da realidade virtual.

Foi realizado um estudo piloto com 12 indivíduos após AVE, sendo 8 mulheres e 4 homens com média de 40 anos, divididos em dois grupos: um grupo experimental (reabilitação neurocognitiva com o equipamento de realidade virtual NIRVANA) e um grupo controle (reabilitação cognitiva padrão).  Cada atendimento durou em média 45 minutos, e foi repetido 3 vezes por semana durante 8 semanas.

As tarefas cognitivas foram apresentadas por meio do uso da modalidade papel e caneta para estimular e potencializar especificamente o cognitivo. Nirvana é o primeiro dispositivo baseado em sensores infravermelhos optoeletrônicos, através dos quais o indivíduo pode simplesmente interagir por meio de seus movimentos. Os exercícios de reabilitação com estímulos audiovisuais e o feedback envolve as habilidades perceptivo-cognitivas dos pacientes, resultando em um treinamento motivacional. Vários modos e níveis crescentes de dificuldade caracterizam cada exercício, para que o terapeuta possa usar uma solução reabilitadora pré-definida ou novas, de acordo com as necessidades do indivíduo.

Nirvana

O NIRVANA permite que o terapeuta avalie o progresso real do indivíduo e, em seguida, modifique o programa de reabilitação. O sistema está conectado a um projetor ou tela grande (colocada na frente do indivíduo), reproduzindo uma série interativa de exercícios (para tronco, membros superiores e inferiores, e cognição), e graças a uma câmera de vídeo infravermelho que analisa os movimentos do paciente, ele cria interatividade. Para o treinamento cognitivo, foi realizada uma série de exercícios envolvendo atenção, memória (verbal e visuoespacial), cognição espacial, coordenação ocular-manual, habilidades de gnose, resolução de problemas, função executiva e práxis construtiva.

Esse foi o primeiro estudo demonstrando o efeito do NIRVANA em indivíduos após AVE com déficits severos. E demonstrou que o grupo que fez o tratamento com o NIRVANA obteve melhora cognitiva, de atenção, memória visuoespacial, melhora da mobilidade de tronco e membros superiores.

nirvana site (6)_11zon

ProSense

Esse foi o primeiro estudo demonstrando o efeito do NIRVANA em indivíduos após AVE com déficits severos. E demonstrou que o grupo que fez o tratamento com o NIRVANA obteve melhora cognitiva, de atenção, memória visuoespacial, melhora da mobilidade de tronco e membros superiores. Na ProSense nós temos o equipamento NIRVANA como recurso para o seu tratamento. Agende uma avaliação conosco para que possa ter uma reabilitação de ponta e totalmente focada no seu objetivo funcional.

A Clínica ProSense é referência nacional em tratamento de lesões e sequelas decorrentes de AVC. Nosso compromisso vai além da excelência clínica, estendendo-se ao apoio integral à família durante todo o processo de recuperação. Acreditamos na importância de uma abordagem multidisciplinar, oferecendo serviços especializados em fisioterapia neurofuncional intensiva, fonoaudiologia e terapia ocupacional.

Contamos ainda com uma gama de técnicas modernas e equipamentos importados para garantir o mais alto padrão de cuidado. Na ProSense, acreditamos que a jornada de recuperação é uma experiência compartilhada, e nossa equipe está aqui não apenas para fornecer todo o apoio necessário aos pacientes, mas também às suas famílias

Sua primeira vez no nosso site?

A Clínica Prosense é referência nacional em reabilitação de lesões e problemas neurológicos.
Trazemos inovações de todo o mundo e tratamos com a excelência que você merece!
Marque uma avaliação pelo Whatsap ou nos telefones:(11) 5199-9033| (31) 3088-2135

Responsável ProSense:

Dra. Michelle Coutinho Atherton
Fundadora – CEO – Fisioterapeura Neurofuncional
Mestre em Neurologia . UFMG
CREFITO: 118113F

Referência:

De Luca R, Russo M, Naro A, Tomasello P, Leonardi S, Santamaria F, Desireè L, Bramanti A, Silvestri G, Bramanti P, Calabrò RS. Effects of virtual reality-based training with BTs-Nirvana on functional recovery in stroke patients: preliminary considerations. Int J Neurosci. 2018 Sep;128(9):791-796.

Leia também