ProSense – Centro de Reabilitação Neurofuncional Integrada

O papel da Vigilância do Quadril na Paralisia Cerebral (PC)

A luxação/subluxação do quadril é a segunda alteração mais comum em crianças com Paralisia Cerebral

O deslocamento do quadril é comum na Paralisia Cerebral e está relacionado à gravidade do comprometimento neurológico e funcional. É uma doença silenciosa, mas progressiva, podendo resultar em significativa morbidade e diminuição da qualidade de vida. Em uma criança com Paralisia Cerebral (PC), a luxação/subluxação do quadril é a segunda alteração mais comum, causando dor significativa e incapacidade, sendo sua incidência de deslocamento do quadril na PC de aproximadamente 35%.

Sua fisiopatologia é uma combinação de espasticidade dos músculos flexores-adutores do quadril, fraqueza dos músculos abdutores e atraso na sustentação de peso, resultando em deformidades femorais proximais e displasia acetabular progressiva (é o termo médico usado quando há uma alteração no desenvolvimento do quadril).

Para você que acabou de chegar no site por este artigo, quero que você saiba que a Clínica Prosense, é uma referência nacional em reabilitação de lesões e problemas neurológicos. A equipe multidisciplinar, altamente especializada, e com recursos tecnológicos e instrumental propício para aceleração a independência e reabilitação do seu filho(a).  Seja bem vindo e boa leitura!

 

Como é feita a avaliação dessa luxação no quadril?

Um programa de vigilância do quadril inclui a avaliação de todas as crianças com paralisia cerebral por meio de exame físico e radiografias seriadas, com o objetivo de encaminhamento oportuno ao cirurgião ortopédico quando necessário. O exame físico geralmente é realizado por médicos ou fisioterapeutas e são avaliados parâmetros como: análise da marcha, obliquidade pélvica, dor ao movimento, discrepância de comprimento de membros, amplitudes de movimento e testes ortopédicos. A radiografia anteroposterior (AP) da pelve com ambos os quadris, feita de forma padronizada, é suficiente para diagnosticar a presença e progressão do deslocamento do quadril na Paralisia Cerebral. A Porcentagem de Migração de Reimers (RMP) é a medida mais comumente usada, confiável e válida para quantificar a extensão do deslocamento do quadril.

Na Prosense um Fisioterapeuta Neurofuncional presta serviços com:

  • Avaliação neurofuncional;
  • Reabilitação neurológica adulta e pediátrica;
  • Adequação em cadeira de rodas;
  • Indicação e orientação quanto ao uso de órteses de membros superiores e inferiores; Indicação e orientação quanto ao uso de estabilizadores e andadores adultos e infantis.

Na Prosense você encontra profissionais qualificados para atender cada criança de acordo com a individualidade do seu caso.

A importância do tratamento preventivo

O tratamento preventivo da subluxação do quadril em crianças é muito importante para prevenir a deterioração da marcha, perda de movimento do quadril e futura osteoartrite resultante da deformação da cabeça do fêmur e danos na cartilagem articular observados em luxações de longa data. Mesmo em pacientes que não possuem prognóstico de deambulação, a abdução adequada do quadril é importante para a higiene e facilidade de atendimento para crianças acamadas, além da diminuição da dor.

A vigilância universal do quadril em crianças com paralisia cerebral, usando um protocolo padronizado, tem o potencial de diagnosticar o deslocamento do quadril precocemente para que o tratamento adequado possa ser instituído antes que ocorram danos significativos ao quadril e suas complicações (como a escoliose).

Como a fisioterapia neurofuncional pode ajudar?

A fisioterapia é essencial no processo de prevenção e tratamento das complicações dos deslocamentos do quadril, promovendo adequada descarga de peso e alinhamento correto durante os exercícios, além de orientações domiciliares quanto aos posicionamentos e posturas a serem realizadas em casa.

A importância da fisioterapia na infância é que é possível reverter ou minimizar sintomas, ou dificuldades ocasionadas pela disfunção, pois a fisioterapia aliada a uma equipe interdisciplinar desperta o desenvolvimento de diversas habilidades na criança

A ProSense possui uma equipe multidisciplinar de excelência, especializada em métodos de estimulação cerebral não invasiva, para solucionar dúvidas e receber um tratamento individualizado agende uma avaliação conosco.

Clique aqui para conversar com a gente pelo whatsapp ou clique aqui para nos ligar! A ProSense está te esperando! Conheça Também nossos Tratamentos – Clique Aqui!

Sua primeira vez no nosso site?

A Clínica Prosense é referência nacional em reabilitação de lesões e problemas neurológicos.
Trazemos inovações de todo o mundo e tratamos com a excelência que você merece!
Marque uma avaliação pelo Whatsap ou nos telefones:(11) 5199-9033| (31) 3088-2135

Responsável ProSense:

Dra. Michelle Coutinho Atherton
Fundadora – CEO – Fisioterapeura Neurofuncional
Mestre em Neurologia . UFMG
CREFITO: 118113F

REFERÊNCIAS

https://doi.org/10.3928/19382359-20220706-06

https://doi.org/10.1007/s43465-020-00162-y

Escrito Por: Nayara Campos

Fisioterapeuta Neurofuncional CREFITO-4 / 317392-F

Leia também