O papel do terapeuta ocupacional nas disfunções neurológicas

As alterações neurológicas podem causar prejuízo nas atividades de vida diária, como vestir-se ou comer; e nas atividades instrumentais de vida diária, como dirigir, comprar e/ou administrar finanças.

 

O papel do terapeuta ocupacional nas disfunções neurológicas

O terapeuta ocupacional é fundamental na reabilitação, uma vez que visa resgatar o papel do indivíduo dentro da sociedade, bem como promover o máximo de independência e autonomia.

O tratamento identifica as funções básicas que estão comprometidas interferindo na sua independência, baseando o tratamento em abordagens de reabilitação motora e cognitiva.

Avalia-se, ainda, a necessidade de prescrição de equipamento e/ou adaptações ambientais, órteses para os membros superiores, cadeiras de rodas, adaptações posturais e recursos de tecnologia assistiva, permanentes ou transitórios.

 

O papel do terapeuta ocupacional nas disfunções neurológicas

Fonte freerangestock

Quer um terapeuta ocupacional de excelência? A ProSense conta com uma equipe multidisciplinar para te atender Clique aqui para conversar com a gente pelo whatsapp ou clique aqui para nos ligar!

 

O mesmo enfoque é mantido na população pediátrica. A Terapia Ocupacional Infantil, procura ensinar a criança a realizar as atividades básicas que compõem o seu dia-a-dia: alimentação, higiene pessoal e o vestir/despir.

 

O brincar é a principal ferramenta para alcançar os objetivos terapêuticos na infância, uma vez que, durante o brincar, a criança não restringe a atenção nem a vontade em praticar as atividades, o que irá leva-la à aquisições motoras e cognitivas, refletindo em sua autonomia, de acordo com o desempenho esperado, para cada faixa etária.

Dessa forma, trabalham-se funções motoras ou sensoriais superiores, funções cognitivas que impactam diretamente nas atividades cotidianas.

Indicações:

  • Acidente Vascular Cerebral (AVC);
  • Traumatismo Crânio-Encefálico (TCE);
  • Lesão Medular (LM);
  • Parkinson;
  • Esclerose Múltipla;
  • Paralisia Cerebral (PC);
  • Outras doenças que acometam o SNC ou Periférico.

 

A ProSense possui uma equipe de excelência com os melhores recursos para garantir o resultado que você procura! Agende sua avaliação conosco! (31) 3088-2135| (31) 99353-0205 

Conheça no site Clicando Aqui!
Conheça nossa estrutura:
Recepção
Salão de evnetos
Gaiola

Kríssia Rossar de Souza Galvão – Terapeuta Ocupacional da Clínica ProSense