ProSense – Centro de Reabilitação Neurofuncional Integrada

O que é a doença de Charcot-Marie-Tooth?

banner blog adulto_11zon

O que é a doença de Charcot-Marie-Tooth?

A doença de Charcot-Marie-Tooth (CMT) é um tipo de doença neuromuscular hereditária mais frequente, que afeta cerca de 1 em cada 2.500 pessoas. Ela pode surgir antes dos 20 anos com uma possível fraqueza nos membros inferiores. É considerada uma neuropatia sensitiva e motora, que afeta tanto os nervos sensitivos (transmitem as informações sensoriais ao cérebro) quanto os nervos motores (que é o controle do movimento muscular).

Para você que acabou de chegar no site por este artigo, quero que você saiba que a Clínica Prosense, é uma referência nacional em reabilitação de lesões e problemas neurológicos. A equipe multidisciplinar, altamente especializada, e com recursos tecnológicos e instrumental propício para aceleração da sua independência e reabilitação.  Seja bem vindo e boa leitura!

Essa patologia pode se manifestar de forma leve, moderada ou grave, na adolescência ou na fase adulta. Por se tratar de uma doença hereditária, em algumas situações em membros da mesma família, para alguns os sintomas podem ser severos e para outros a doença não se manifesta e por essa razão dificulta um diagnóstico preciso.

Os sintomas podem ser bastante variados. A fraqueza muscular pode se iniciar nas pernas, e com a progressão da doença os músculos das mãos atrofiam. As mãos e os pés não conseguem sentir posição, vibração, dor e temperatura e esta perda de sensibilidade gradualmente pode atingir os membros. Também podem ocorrer sintomas de arreflexia.

Nos tipos mais leves da doença, é possível que os únicos sintomas seja a alteração dos arcos plantares (que são estruturas fundamentais e agem de maneira complementar, garantindo a melhor estabilidade dos pés) e os dedos dos pés em martelo (é um quadro clínico em que geralmente o segundo, ou algumas vezes o terceiro ou quarto dedo dos pés, ficam curvados em uma posição com formato em Z). Em outras situações, os homens apresentam sintomas graves e as mulheres apresentam sintomas leves ou podem nem ser afetadas.

Importante ressaltar que o progresso da doença não tem influência na expectativa de vida.

Quais os tratamentos que podem proporcionar uma melhor qualidade de vida para esses pacientes?

Fisioterapia neurofuncional: trabalha fatores que vão além da força e do alongamento muscular. Trabalha com recursos para modular positivamente à nível estrutural e funcional, com o intuito de promover uma neuroplasticidade positiva, com o objetivo de devolver a autonomia e a independência do paciente. O foco é na funcionalidade e individualidade de cada paciente.

Terapia ocupacional: para ajudar nas atividades de vida diária e melhorar a independência, propiciando maior autonomia, participação social e qualidade de vida.

Lembre-se que você ou um familiar não é apenas um diagnóstico. Sempre é possível cuidar da sua saúde e amenizar o impacto de uma doença degenerativa.

 A ProSense atua com profissionais altamente qualificados para proporcionarem uma melhor condição e qualidade de vida diária para pacientes com diagnóstico de Charcot-Marie-Tooth.

ProSense

A Clínica ProSense é referência nacional em tratamento de lesões e sequelas decorrentes de AVC. Nosso compromisso vai além da excelência clínica, estendendo-se ao apoio integral à família durante todo o processo de recuperação. Acreditamos na importância de uma abordagem multidisciplinar, oferecendo serviços especializados em fisioterapia neurofuncional intensiva, fonoaudiologia e terapia ocupacional.

Contamos ainda com uma gama de técnicas modernas e equipamentos importados para garantir o mais alto padrão de cuidado. Na ProSense, acreditamos que a jornada de recuperação é uma experiência compartilhada, e nossa equipe está aqui não apenas para fornecer todo o apoio necessário aos pacientes, mas também às suas famílias

Sua primeira vez no nosso site?

A Clínica Prosense é referência nacional em reabilitação de lesões e problemas neurológicos.
Trazemos inovações de todo o mundo e tratamos com a excelência que você merece!
Marque uma avaliação pelo Whatsap ou nos telefones:(11) 5199-9033| (31) 3088-2135

Responsável ProSense:

Dra. Michelle Coutinho Atherton
Fundadora – CEO – Fisioterapeura Neurofuncional
Mestre em Neurologia . UFMG
CREFITO: 118113F

Leia também