ProSense – Centro de Reabilitação Neurofuncional Integrada

O que é Terapia Ocupacional?

banner blog adulto_11zon

O que é Terapia Ocupacional?

Terapia ocupacional tem como objetivo ajudar o paciente a realizar atividades do dia a dia (ocupações), que estão interrompidas devido ao processo do adoecimento, seja por condições físicas, emocionais, psíquicas ou cognitivas. Assim, o terapeuta ocupacional busca desenvolver as habilidades motoras, cognitivas e sociais do paciente, adaptando as condições e o ambiente que o cercam a fim de favorecer a melhora funcional. A terapia ocupacional conecta o que as pessoas precisam fazer, ao que elas querem fazer.

Para você que acabou de chegar no site por este artigo, quero que você saiba que a Clínica Prosense, é uma referência nacional em reabilitação de lesões e problemas neurológicos. A equipe multidisciplinar, altamente especializada, e com recursos tecnológicos e instrumental propício para aceleração da sua independência e reabilitação.  Seja bem vindo e boa leitura!

Tratamento

Os pacientes vão dos recém-nascidos até idosos, passando pelas mais variadas causas que afetam o desempenho ocupacional do indivíduo, ou seja, qualquer um que tenha alguma dificuldade (temporária ou permanente) ou situação adversa que comprometa sua independência e autonomia para realizar atividades, sejam elas comer, vestir, tomar banho, cuidar de sua rotina ou do desempenho nos estudos ou no trabalho. Na Prosense contamos com profissionais qualificados para auxiliar nossos pacientes de acordo com a sua demanda individual.

Inicie o seu tratamento – Clique aqui!

Como funciona a terapia ocupacional?

“O instrumento e objetivo de trabalho do profissional é o fazer.  Assim, com um trabalho que visa a individualidade de cada um, o terapeuta vai, de acordo com as limitações do paciente, avaliar o contexto em que a pessoa está inserida, objetivos e necessidades, adaptando, se necessário, o seu ambiente com instrumentos assistivos ou modificando o modo de fazer uma atividade para que o indivíduo consiga realizá-la de maneira mais fácil e eficiente.

A terapia ocupacional não trata a condição do paciente de modo isolado, mas sim de modo integrado à vida, buscando a conquista de sua autonomia e habilidades ocupacionais através de suas atividades do dia a dia. Desse modo, o trabalho da terapia será evidenciado no cotidiano do paciente.

A terapia ocupacional através da análise de atividades é capaz de transformar em exercícios, brinquedos, instrumentos musicais, trabalhos manuais ou artesanais e atividades laborativas, tendo como objetivo principal, promover a máxima independência nas atividades de vida diária (AVD) e atividades instrumentais da vida diária (AIVD).

O profissional de terapia ocupacional está capacitado à prescrever e confeccionar órteses funcionais e de posicionamento, para prevenção de deformidades e ganho de mobilidade e promover adequações do ambiente (móveis, talheres, peças do vestuário, etc.); as mesmas serão analisadas, prescritas, treinadas e supervisionadas.

ProSense

A Clínica ProSense é referência nacional em tratamento de lesões e sequelas decorrentes de AVC. Nosso compromisso vai além da excelência clínica, estendendo-se ao apoio integral à família durante todo o processo de recuperação. Acreditamos na importância de uma abordagem multidisciplinar, oferecendo serviços especializados em fisioterapia neurofuncional intensiva, fonoaudiologia e terapia ocupacional.

Contamos ainda com uma gama de técnicas modernas e equipamentos importados para garantir o mais alto padrão de cuidado. Na ProSense, acreditamos que a jornada de recuperação é uma experiência compartilhada, e nossa equipe está aqui não apenas para fornecer todo o apoio necessário aos pacientes, mas também às suas famílias

Sua primeira vez no nosso site?

A Clínica Prosense é referência nacional em reabilitação de lesões e problemas neurológicos.
Trazemos inovações de todo o mundo e tratamos com a excelência que você merece!
Marque uma avaliação pelo Whatsap ou nos telefones:(11) 5199-9033| (31) 3088-2135

Responsável ProSense:

Dra. Michelle Coutinho Atherton
Fundadora – CEO – Fisioterapeura Neurofuncional
Mestre em Neurologia . UFMG
CREFITO: 118113F

Referência:

Escrito por: Kríssia Rossar Terapeuta Ocupacional

CREFITO 4 13815 TO

Leia também