ProSense – Centro de Reabilitação Neurofuncional Integrada

O Torcicolo Congênito e sua influência no desenvolvimento Infantil

O Torcicolo Congênito e sua influência no desenvolvimento Infantil

A causa do Torcicolo Congênito ainda não é muito bem esclarecida, mesmo com estudos sobre o assunto, o que se sabe, é que no momento do parto o músculo do pescoço do bebê fica contraído para um dos lados e ocasiona uma dificuldade para movimentar e tem a ver com a posição intrauterina do bebê.

Quando isso acontece em alguns casos pode comprometer a circulação sanguínea no músculo e levar a fibrose e encurtamento muscular.

Para você que acabou de chegar no site por este artigo, quero que você saiba que a Clínica Prosense, é uma referência nacional em reabilitação de lesões e problemas neurológicos. A equipe multidisciplinar, altamente especializada, e com recursos tecnológicos e instrumental propício para aceleração a independência e reabilitação do seu filho(a).  Seja bem vindo e boa leitura!

 

Em algumas situações pode causar problemas como:

Escoliose que é uma curvatura lateral da coluna vertebral, que pode ser única ou múltipla e fixa (devido à deformidade muscular) ou móvel (devido à contração muscular desigual).

Assimetrias de crânio e face que é caracterizada pela deformidade no formato da cabeça do bebê.

E outros como alterações posturais, falta de equilíbrio e força, dificuldade para virar a cabeça, em algumas circunstâncias poderá ocorrer insuficiência no desenvolvimento cognitivo e motor.

Mamãe, se isso ocorreu em seu parto procure nossa equipe para auxiliá-la.

Entre em contato e saiba mais sobre nossos tratamentos.

Como identificar

O diagnóstico clínico é feito após o nascimento do bebê e o médico pode indicar exames mais detalhados para excluir outras possibilidades como possíveis alterações ósseas.

Durante a gravidez é possível acompanhar o posicionamento do bebê por meio de uma ecografia cervical que é realizada com um aparelho chamado ecógrafo, uma sonda que emite ondas de ultrassom.

Tratamento para Torcicolo Congênito

Depois do diagnóstico confirmado é importante o acompanhamento de uma prática Clínica de Fisioterapia para o Torcicolo congênito com:

  • Exercícios de alongamento suave do pescoço e das costas;
  • Orientações para o posicionamento correto do bebê;
  • Fortalecimento dos músculos pescoço e costas e o mais importante um programa de exercícios de reabilitação em casa com técnicas suaves para a família participar ativamente das melhorias do desenvolvimento da criança.

Estudos sobre (CMT):

O torcicolo muscular congênito (CMT) é uma deformidade postural comum evidente logo após o nascimento. Novas evidências estão surgindo sobre a evolução da CMT, as consequências negativas a longo prazo do atraso da intervenção e a importância da identificação e intervenção precoces para maximizar os resultados para a prática pediátrica, para otimizar os resultados e os serviços de saúde para bebês com CMT.

Prosense Kids pode ajudar seu filho

A Prosense conta com Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais qualificados para esse acompanhamento clínico com orientações primordiais para os pais e cuidadores para complementar e potencializar o tratamento. Entre em contato e saiba mais sobre nossos tratamentos.

A Prosense possui uma equipe multidisciplinar de excelência, especializada em métodos de estimulação cerebral não invasiva, para solucionar dúvidas e receber um tratamento individualizado agende uma avaliação conosco.

Clique aqui para conversar com a gente pelo whatsapp ou clique aqui para nos ligar! A prosense está te esperando! Conheça Também nossos Tratamentos – Clique Aqui!

Sua primeira vez no nosso site?

A Clínica Prosense é referência nacional em reabilitação de lesões e problemas neurológicos.
Trazemos inovações de todo o mundo e tratamos com a excelência que você merece!
Marque uma avaliação pelo Whatsap ou nos telefones:(11) 5199-9033| (31) 3088-2135

Responsável Prosense:

Dra. Michelle Coutinho Atherton
Fundadora – CEO – Fisioterapeura Neurofuncional
Mestre em Neurologia . UFMG
CREFITO: 118113F

REFERÊNCIAS

Referência DOI: 10.1542/peds.2019-0582

Leia também