A paralisia cerebral é um termo genérico para descrever os danos neurológicos que acontecem antes do nascimento ou nos primeiros anos de vida. Há uma enorme variedade de maneiras pelas quais as pessoas são afetadas. A gama de dificuldades com que vivem as pessoas com paralisia cerebral depende de muitos fatores diferentes e inter-relacionados. A localização e a extensão de qualquer dano são extremamente influentes.

As experiências de movimento na infância e na adolescência moldarão a forma como as pessoas se movem e se equilibram. Isso é verdade para todos, não apenas para as pessoas com paralisia cerebral. O controle do movimento pode ser um desafio para pessoas com paralisia cerebral e muitas vezes há dificuldade em gerar a força adequada em certos músculos. Por exemplo, pessoas com diplegia, que afeta principalmente as pernas, geralmente apresentam rigidez e fraqueza, de modo que uma dependência excessiva dos braços para suporte e mobilidade se desenvolve para compensar.

A fraqueza nas pernas também pode estar associada ao uso exagerado dos músculos da parte inferior das costas para produzir estabilidade no corpo. Com o tempo, isso pode levar a dores nas costas! Frequentemente, vemos pessoas com desconforto ou dor nas costas devido a problemas de controle das pernas.

Compreender os problemas específicos de cada indivíduo é um ponto importante para começar. A melhor maneira de lidar com o problema é abordando a causa e tornando o corpo o mais estável e forte possível. A paralisia cerebral é frequentemente uma condição complexa. Trabalhar com profissionais que tenham conhecimento e experiência apropriados para identificar causa e efeito é vital para alcançar e enfrentar os desafios da doença de forma eficaz.

Paralisia cerebral e fisioterapia neurofuncional especializada

Tratamos vários pacientes com paralisia cerebral. Oferecemos suporte, aconselhamento e criamos programas de tratamento de fisioterapia neurofuncional sob medida para minimizar os padrões anormais de movimento para realinhar e ativar os músculos apropriados.

Entre em contato por aqui para agendar uma avaliação e descubra como podemos ajudar você, um familiar ou amigo.