Terapia de Marcha Robótica ou Reabilitação com Exoesqueleto

banner blog adulto_11zon

Terapia de marcha robótica

Nos últimos tempos, no meio da reabilitação motora/neurológica muito tem se falado sobre tecnologias inovadoras, como a terapia de marcha robótica. Mas afinal, do que se trata? A terapia de marcha robótica foi desenvolvida para os pacientes que não conseguem realizar os movimentos da marcha. É a terapia em que o paciente tem o auxílio de um equipamento para treinar essa função de andar, que é tão importante e, seu treinamento trás inúmeros benefícios. Dentre os principais equipamentos e tecnologias de marcha robótica estão  estão os exoesqueletos, as esteiras robóticas e sistemas de suporte.     

Para você que acabou de chegar no site por este artigo, quero que você saiba que a Clínica Prosense, é uma referência nacional em reabilitação de lesões e problemas neurológicos. A equipe multidisciplinar, altamente especializada, e com recursos tecnológicos e instrumental propício para aceleração da sua independência e reabilitação.  Seja bem vindo e boa leitura!

O treinamento de marcha terapêutica manual convencional pode ser exaustivo tanto para o terapeuta, quanto para os pacientes. Opções de suporte de auxílio e dispositivos automatizados foram sendo desenvolvidos para auxiliar o tratamento desses pacientes. Há cerca de 25 anos, tecnologias de marcha robótica começaram a ser desenvolvidas.  

A reabilitação robótica da marcha pode proporcionar um treinamento altamente controlado e intensivo. Incluindo a capacidade de aumentar a intensidade e a duração total do treinamento, mantendo um padrão de marcha fisiológico. Além disso, a prática de passos específicos da tarefa é conhecida por aumentar o feedback aferente associado à locomoção normal e pode induzir plasticidade nos centros motores envolvidos.

Quem pode se beneficiar?

A Terapia de marcha robótica pode beneficiar inúmeros pacientes com comprometimento neurológico, tendo em vista que uma das principais demandas desse público é a recuperação da marcha, como pacientes com AVC, lesão medular e doenças neuromusculares. Uma revisão sistemática de 2020 investigou o efeito do treinamento de marcha robótica após acidente vascular cerebral, e concluiu que esse treinamento pode ter um efeito positivo na recuperação da caminhada, incluindo velocidade de marcha (Moucheboeuf et al, 2020) .

Outro estudo de 2019 investigou o treino de marcha robótica em pacientes com lesão medular, e observou que, o treinamento de marcha robótica combinado a terapia convencional foi superior a terapia convenciona em pacientes com lesão medular em termos de função de da marcha e nível de incapacidade ( Yıldırım et al, 2019). Pacientes com doenças neuromusculares também podem se beneficiar dessa terapia, com os devidos cuidados e precauções que não leve a fadiga muscular.

Uma revisão sistemática sobre marcha robótica para pacientes com doenças neuromusculares concluiu que exoesqueletos têm potencial para uma série de aplicações, incluindo reabilitação precoce. Também podem melhorar a mobilidade e a independência em pacientes não deambulantes e podem reduzir condições de saúde secundárias relacionadas a baixa mobilidade, com todas as vantagens que isso acarreta (Fernández et al, 2021).

Desafios e limitações:

No entanto, o uso dessa tecnologia ainda apresenta algumas limitações. Exige que o ambiente clínico tenha estrtura e espaço para o aparelho que tem volume e peso significativo. É necessário acompanhar a adaptação do paciente ao novo estímulo, que pode ser positiva ou não. Além disso,  devido o custo, muitas vezes pode não ser acessível para algumas pessoas. 

Exoesqueleto Mitos x Verdades

Novas Tecnologias Podem Gerar Dúvidas: Vou te contar 3 mitos sobre o exoesqueleto.

“É impossível recuperar a marcha após lesões graves.”
Verdade: “Com mais de 290 estudos, o exoesqueleto mostra que a recuperação é possível e eficaz!”

“Exoesqueletos são apenas para alguns tipos de pacientes.”
Verdade: “É seguro e eficaz para diversas condições, como AVC, paralisia cerebral e Parkinson.”

“Os resultados são superficiais e temporários.”
Verdade: “Com o exoesqueleto, os resultados são superiores e duradouros, melhorando a independência e qualidade de vida.”

O exoesqueleto permite desafiar pacientes de todos os níveis funcionais, desde aqueles em recuperação inicial até os que buscam aprimorar suas capacidades.

Vale a Pena Investir: Com o treinamento assistido, podemos prevenir dependências de caminhada em até 20% dos casos, promovendo ainda mais sua independência.

Descubra como o exoesqueleto pode transformar sua jornada de reabilitação. Visite-nos e conheça essa inovação que combina segurança, eficácia e resultados comprovados.

A Hora é Agora! Não perca a chance de mudar para melhor. Clique e saiba mais sobre o que podemos fazer por você!

Como o exoesqueleto pode ser beneficiar no seu processo de reabilitação.

Imagine ter acesso a uma das tecnologias mais avançadas do mundo para sua reabilitação neurológica! Agora, a unidade da Prosense em São Paulo está ainda mais inovadora com a incorporação do exoesqueleto robótico ao nosso portfólio de tratamentos. Somos apenas a terceira clínica no Brasil a oferecer essa tecnologia de ponta em reabilitação, trazendo para nossos pacientes um recurso exclusivo e de altíssimo impacto nos resultados.

O exoesqueleto para reabilitação proporciona um treinamento de marcha mais preciso, seguro e intensivo, acelerando a evolução funcional de quem passou por AVC, lesão medular ou convive com doenças neuromusculares. Esse é o seu momento de investir em um tratamento robusto, inovador e com suporte de uma equipe referência nacional.

Não perca a oportunidade de transformar sua recuperação com o que há de mais moderno na fisioterapia neurológica. Agende agora mesmo uma avaliação na Prosense e venha experimentar o futuro da reabilitação!

Entre em contato e saiba como o exoesqueleto pode ser um divisor de águas no seu processo de reabilitação. Estamos prontos para te ajudar a dar o próximo passo!

Prosense

A Clínica Prosense é referência nacional em tratamento neurológico. Nosso compromisso vai além da excelência clínica, estendendo-se ao apoio integral à família durante todo o processo de recuperação. Acreditamos na importância de uma abordagem multidisciplinar, oferecendo serviços especializados em fisioterapia neurofuncional intensiva, fonoaudiologia e terapia ocupacional.

Contamos ainda com uma gama de técnicas modernas e equipamentos de Alta Tecnologia para garantir o mais alto padrão de cuidado. Na Prosense, acreditamos que a jornada de recuperação é uma experiência compartilhada, e nossa equipe está aqui não apenas para fornecer todo o apoio necessário aos pacientes, mas também às suas famílias

Sua primeira vez no nosso site?

A Clínica Prosense é referência nacional em reabilitação de lesões e problemas neurológicos.
Trazemos inovações de todo o mundo e tratamos com a excelência que você merece!
Marque uma avaliação pelo Whatsap ou nos telefones:(11) 5199-9033| (31) 3088-2135

Este artigo foi elaborado por Thaisa Gregorio, fisioterapeuta neurofuncional.

Revisão foi feita por Sheyla Reis, analista de comunicação e marketing com especialidade em publicidade e propaganda. 

Responsável Prosense:

Dra. Michelle Coutinho Atherton
Fundadora – CEO – Fisioterapeura Neurofuncional
Mestre em Neurologia . UFMG
CREFITO: 118113F

Referências:

Moucheboeuf G, Griffier R, Gasq D, Glize B, Bouyer L, Dehail P, Cassoudesalle H. Effects of robotic gait training after stroke: A meta-analysis. Ann Phys Rehabil Med. 2020 Nov;63(6):518-534. doi: 10.1016/j.rehab.2020.02.008. Epub 2020 Mar 27. PMID: 32229177.

Yıldırım MA, Öneş K, Gökşenoğlu G. Early term effects of robotic assisted gait training on ambulation and functional capacity in patients with spinal cord injury. Turk J Med Sci. 2019 Jun 18;49(3):838-843. doi: 10.3906/sag-1809-7. PMID: 31134784; PMCID: PMC7018313.

Rodríguez-Fernández A, Lobo-Prat J, Font-Llagunes JM. Systematic review on wearable lower-limb exoskeletons for gait training in neuromuscular impairments. J Neuroeng Rehabil. 2021 Feb 1;18(1):22. doi: 10.1186/s12984-021-00815-5. PMID: 33526065; PMCID: PMC7852187.

Nam KY, Kim HJ, Kwon BS, Park JW, Lee HJ, Yoo A. Robot-assisted gait training (Lokomat) improves walking function and activity in people with spinal cord injury: a systematic review. J Neuroeng Rehabil. 2017 Mar 23;14(1):24. doi: 10.1186/s12984-017-0232-3. PMID: 28330471; PMCID: PMC5363005.

Leia também