TIPOS DE AUTISMO
Falava-se sobre diferentes tipos de autismo, como transtorno autista, síndrome de Asperger, transtorno invasivo do desenvolvimento sem outra especificação (PDD-NOS). Mas agora são todos chamados de “ transtornos do espectro autista – TEA”. Esses transtornos são caracterizados por três déficits principais: comunicação prejudicada, interação social recíproca prejudicada e padrões de comportamento ou interesses restritos, repetitivos e estereotipados.
Para você que acabou de chegar no site por este artigo, quero que você saiba que a Clínica Prosense, é uma referência nacional em reabilitação de lesões e problemas neurológicos. A equipe multidisciplinar, altamente especializada, e com recursos tecnológicos e instrumental propício para aceleração a independência e reabilitação do seu filho(a). Seja bem vindo e boa leitura!
Agora vamos ver cada um desses transtornos de forma separada. (TIPOS DE AUTISMO)
Transtorno Autista
Isso às vezes é chamado de autismo “clássico”. É o que a maioria das pessoas pensam ao ouvir a palavra “autismo”. Pessoas com transtorno autista geralmente têm atrasos significativos de linguagem, desafios sociais e de comunicação e comportamentos e interesses incomuns. Muitas pessoas com transtorno autista também têm deficiência intelectual.
Síndrome de Asperger
Pessoas com síndrome de Asperger geralmente apresentam sintomas mais leves de transtorno autista. Eles podem ter desafios sociais e comportamentos e interesses incomuns. No entanto, eles normalmente não têm problemas de linguagem ou deficiência intelectual.
Transtorno invasivo do desenvolvimento - Sem outra especificação (PDD-NOS)
Isso às vezes é chamado de “autismo atípico”. Pessoas que atendem a alguns dos critérios para transtorno autista ou síndrome de Asperger, mas não todos, podem ser diagnosticados com autismo atípico. Essas pessoas geralmente têm menos sintomas e sintomas mais leves do que aqueles com transtorno autista. Os sintomas podem causar apenas desafios sociais e de comunicação.
O termo TEA é atualmente usado para descrever três dos cinco transtornos invasivos do desenvolvimento listados no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, Quarta Edição (DSM-IV) e na Classificação Internacional de Doenças, Décima Edição (CID- 10). Ou seja, existem outros dois tipos de desordens que não foram incluídas no TEA.
Síndrome de Rett
A síndrome de Rett é uma doença genética rara que afeta o desenvolvimento do cérebro, resultando em deficiência mental e física grave. É descrita em 4 estágios, embora os sintomas frequentemente se sobreponham entre cada estágio.
- O estágio 1 às vezes é descrito como “estagnação”. Os sintomas incluem: baixo tônus muscular (hipotonia), dificuldade de alimentação, movimentos incomuns e repetitivos das mãos ou movimentos bruscos dos membros, atraso no desenvolvimento da fala, problemas de mobilidade, como problemas para sentar, engatinhar e andar e falta de interesse em brinquedos.
- No estágio 2 (regressão) os sintomas incluem: perda da capacidade de usar as mãos propositalmente – os movimentos repetitivos das mãos costumam ser difíceis de controlar e incluem torcer, lavar, bater palmas ou bater, períodos de angústia, irritabilidade e às vezes gritos sem motivo aparente, retraimento social – perda de interesse pelas pessoas e evitação do contato visual, instabilidade e constrangimento ao caminhar, problemas para dormir, desaceleração do crescimento da cabeça e dificuldade em comer, mastigar ou engolir e, às vezes, prisão de ventre que pode causar dores de barriga.
- No estágio 3 (platô) os sintomas incluem: convulsões, que podem se tornar mais comuns e padrões respiratórios irregulares podem piorar – por exemplo, respiração superficial seguida por respiração rápida e profunda ou respiração presa.
Por fim, o estágio 4 (deterioração do movimento) inclui os sintomas: desenvolvimento de uma curva espinhal (a coluna dobrando para o lado esquerdo ou direito), conhecido como escoliose, fraqueza muscular e espasticidade (rigidez anormal, principalmente nas pernas) perdendo a capacidade de andar.
Transtorno desintegrativo da infância
Também conhecido como síndrome de Heller e psicose desintegrativa, é uma condição rara caracterizada pelo início tardio (> 3 anos de idade) de atrasos no desenvolvimento da linguagem, função social e habilidades motoras. É um transtorno complexo que afeta muitas áreas diferentes do desenvolvimento da criança.
Conhece alguém com algum desses transtornos citados? Agende uma avaliação conosco.
A Prosense Kids possui uma equipe multidisciplinar de excelência, especializada em métodos de estimulação cerebral não invasiva, para solucionar dúvidas e receber um tratamento individualizado agende uma avaliação conosco.
Clique aqui para conversar com a gente pelo whatsapp ou clique aqui para nos ligar! A prosense está te esperando! Conheça Também nossos Tratamentos – Clique Aqui!
Sua primeira vez no nosso site?
A Clínica Prosense é referência nacional em reabilitação de lesões e problemas neurológicos.
Trazemos inovações de todo o mundo e tratamos com a excelência que você merece!
Marque uma avaliação pelo Whatsap ou nos telefones:(11) 5199-9033| (31) 3088-2135
Responsável Prosense:
Dra. Michelle Coutinho Atherton
Fundadora – CEO – Fisioterapeura Neurofuncional
Mestre em Neurologia . UFMG
CREFITO: 118113F
REFERÊNCIA
Faras H, Al Ateeqi N, Tidmarsh L. Autism spectrum disorders. Ann Saudi Med. 2010;30(4):295-300. doi:10.4103/0256-4947.65261