Tive um a AVC. E agora? Como proceder?

A recuperação após um AVC é um processo individual, sem tempo determinado, em que tudo dependerá de cada condição clínica apresentada, onde são observados os déficits causados pela ocorrência desse evento: deficiências em estruturas e funções corporais, limitações em atividades e restrições na participação social.

Após um AVC podem ser observados diversos comprometimentos, como alterações motoras, de equilíbrio, perda sensorial, déficits perceptivos, além de cognição espacial alterada.

A maioria das alterações motoras acontecem devido a prejuízos que ocorrem no sistema nervoso central, em diversas estruturas do encéfalo, sendo que algumas podem ser consideradas comportamentos adaptativos decorrentes da lesão.

O mais importante nesse processo, tanto para o paciente quanto para seus familiares, é compreender que o quanto antes buscarem a ajuda de uma equipe interdisciplinar, mais eficaz será o seu processo de recuperação.

Na ProSense, a equipe interdisciplinar acompanha de perto a evolução de cada paciente e elaboram programas individualizados com base nos conhecimentos teóricos dessa condição clínica, a avaliação específica para o caso e o embasamento da literatura científica. Atuamos de perto com uma metodologia eficaz para que o paciente reaprenda as tarefas importantes da sua vida, como caminhar, falar, ler, escrever e alimentar-se.

O essencial é perceber que a vida mudou após o AVC, mas ainda é possível adquirir independência e autonomia.

Marque uma avaliação e conheça nossa equipe interdisciplinar composta por fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos, todos especializados na reabilitação neurofuncional.

 

DOI: 10.1016/j.neucli.2015.09.003