ProSense – Centro de Reabilitação Neurofuncional Integrada

Você sabia que é comum a insônia após um traumatismo cranioencefálico?

banner blog adulto_11zon

Você sabia que é comum a insônia após um traumatismo cranioencefálico?

O TCE, Traumatismo Cranioencefálico é uma lesão no tecido cerebral que pode ser temporária ou permanente. Por essa razão é importante a devida atenção e a procura de um atendimento médico assim que ocorrer alguma situação de queda, acidente de veículos, agressões ou concussões ocasionadas por esporte.

Para você que acabou de chegar no site por este artigo, quero que você saiba que a Clínica Prosense, é uma referência nacional em reabilitação de lesões e problemas neurológicos. A equipe multidisciplinar, altamente especializada, e com recursos tecnológicos e instrumental propício para aceleração da sua independência e reabilitação.  Seja bem vindo e boa leitura!

O traumatismo leve pode causar disfunções temporárias, como:

  • confusão mental;
  • perda de consciência;
  • vertigem;
  • distúrbios do sono;
  • problemas relacionados a memória e atenção;
  • alteração de comportamento;
  • alteração de equilíbrio.
  • O traumatismo mais severo pode causar, além dos sintomas descritos acima:
  • déficits motores e sensoriais;
  • problemas cognitivos;
  • convulsões;
  • dificuldade de comunicação; alterações no comportamento e questões emocionais.

Além disso, as perturbações do sono são extremamente prevalentes após o TCE (30-84%). A insônia e as perturbações do ritmo circadiano são as perturbações mais frequentes entre a população que sofreu um TCE leve, enquanto as perturbações de hipersonolência são mais frequentes nas populações que sofreram TCE moderado e grave. A síndrome da apneia obstrutiva do sono e a síndrome das pernas inquietas são também muito frequentes nesses indivíduos. Os indivíduos expostos a múltiplos TCE (veteranos de guerra) são especialmente susceptíveis a distúrbios do sono. O tratamento destas perturbações exige que se tenham em conta as particularidades destes pacientes.

A ProSense conta com profissionais qualificados que trabalham em conjunto com uma equipe interdisciplinar. Além de cuidar dos déficits motores e sensoriais, a partir da atuação da fisioterapia neurofuncional, muitas vezes é necessária a atuação conjunta dos terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos.

Conhece alguém que esteja passando por essa situação? Entre em contato com a nossa equipe de atendimento.

ProSense

A Clínica ProSense é referência nacional em tratamento de lesões e sequelas decorrentes de AVC. Nosso compromisso vai além da excelência clínica, estendendo-se ao apoio integral à família durante todo o processo de recuperação. Acreditamos na importância de uma abordagem multidisciplinar, oferecendo serviços especializados em fisioterapia neurofuncional intensiva, fonoaudiologia e terapia ocupacional.

Contamos ainda com uma gama de técnicas modernas e equipamentos importados para garantir o mais alto padrão de cuidado. Na ProSense, acreditamos que a jornada de recuperação é uma experiência compartilhada, e nossa equipe está aqui não apenas para fornecer todo o apoio necessário aos pacientes, mas também às suas famílias

Sua primeira vez no nosso site?

A Clínica Prosense é referência nacional em reabilitação de lesões e problemas neurológicos.
Trazemos inovações de todo o mundo e tratamos com a excelência que você merece!
Marque uma avaliação pelo Whatsap ou nos telefones:(11) 5199-9033| (31) 3088-2135

Responsável ProSense:

Dra. Michelle Coutinho Atherton
Fundadora – CEO – Fisioterapeura Neurofuncional
Mestre em Neurologia . UFMG
CREFITO: 118113F

Referência:

DOI: 10.1016/j.neucie.2020.12.001

Leia também