A Lesão medular ou traumatismo raquimedular – (TRM) é quando a medula espinhal é danificada, seja por um trauma, doença ou defeito congênito, ocasionando paralisia temporária ou permanente dos músculos dos membros e do sistema nervoso autônomo, bem como alterações na sensibilidade, dependendo da localização e extensão da lesão.

Tratamento Fisioterapêutico

O programa de reabilitação é individualizado e organizado de forma dinâmica e contextualizada, de acordo com o potencial de recuperação funcional. A reabilitação de pacientes com Lesão Medular consiste na reeducação e reaprendizagem do sistema nervoso central através de estímulos sensitivos e motores variados. Para isso, são realizados atendimentos específicos de fisioterapia voltados para a melhora da sensibilidade e ativação motora, possibilitando o retorno das funções que foram perdidas.

Inicie o melhor tratamento para você, converse com a gente  no whatsapp, clicando aqui!

 

Inovações para o Tratamento

A ProSense investe, constantemente, em inovações para realizar os tratamentos. Hoje, são disponibilizadas tecnologias, como:

O Walkaide que é usado para melhorar a habilidade de andar, através da estimulação do levantamento do pé no tempo certo, durante o ciclo da marcha. O pé caído ocorre quando uma pessoa é incapaz de levantar o pé ativamente, o que resulta no pé batendo no chão ou os dedos arrastando durante a caminhada.

– A Estimulação Magnética pode ser aplicada com técnicas não invasivas que, quando são agregadas à reabilitação neuro funcional (Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional), potencializa e acelera a recuperação, a melhora na qualidade de vida e possibilita a independência do paciente. Poderá ser usada no tratamento para Lesão Medular, mas depende da avaliação do paciente.

– A Estimulação Elétrica são técnicas aplicadas de ativação cerebral não invasiva associadas a fisioterapia intensiva e vestes terapêuticas adaptadas a cada patologia, maximizando a recuperação e a melhora na qualidade de vida do paciente.

– A plataforma vibratória, nesse método, gera vibrações precisas e específicas em diversas frequências e amplitudes, que é transmitida para o corpo estimulando os músculos, possibilitando que força e potência muscular sejam produzidas.

AGENDE AGORA UMA AVALIAÇÃO!

Terapia Ocupacional

O tratamento terapêutico ocupacional do indivíduo que sofreu uma lesão medular é específico e de acordo com o nível da lesão. O prognóstico funcional do lesado medular é determinado, em especial, pelo grau de preservação sensitivo motora. Por isso, o indivíduo deve passar por uma avaliação para determinar as condições de tratamento.

Atuação Fonoaudiológica no tratamento

A fonoaudiologia é responsável pela prevenção, avaliação e diagnóstico, orientação, terapia e aperfeiçoamento dos aspectos fonoaudiológicos nas funções auditiva, vestibular, linguagem oral e escrita, voz, fluência, articulação da fala, e sistemas miofuncional, orofacial, cervical e de deglutição.

Lesões na medula espinhal podem causar diminuição ou ausência de suprimento nervoso para alguns músculos extrínsecos da laringe e músculos respiratórios, levando a alteração na movimentação laríngea, durante a produção da fala e ao comprometimento da musculatura respiratória, diminuindo a capacidade pneumofonoarticulatória e alterando a ressonância da fala.

Um paciente com trauma medular necessita de atendimento multidisciplinar, quando a presença do fonoaudiólogo é fundamental, porém ele deverá dominar as características anatômicas e funcionais da medula espinhal, para assim compreender as manifestações apresentadas.

DOI: 10.1016/S0873-2159(15)30467-0
ID: lil-418040

VAMOS CONVERSAR? CLIQUE AQUI!