ProSense – Centro de Reabilitação Neurofuncional Integrada

Meu filho tem PC. Ele vai andar?

Autismo e Estimulação Cerebral não Invasiva

Para os pais de uma criança com Paralisia Cerebral (PC), esse questionamento pode surgir e a ansiedade em torno dessa resposta só é minimizada após exames e avaliações, já que a conclusão não é imediata.

A paralisia cerebral pediátrica é uma disfunção neurológica não progressiva e é uma das causas mais comuns de incapacidade entre as crianças.

É definida como um conjunto de disfunções do desenvolvimento que afetam o movimento e a postura e que limitam atividades e restringem a participação social. É devida as alterações não progressivas que ocorreram no cérebro fetal ou infantil em desenvolvimento nos primeiros anos de vida e pode ser frequentemente acompanhada por epilepsia, desordens cognitivas, sensoriais, de comunicação ou comportamentais.

Para você que acabou de chegar no site por este artigo, quero que você saiba que a Clínica Prosense, é uma referência nacional em reabilitação de lesões e problemas neurológicos. A equipe multidisciplinar, altamente especializada, e com recursos tecnológicos e instrumental propício para aceleração a independência e reabilitação do seu filho(a).  Seja bem vindo e boa leitura!

 

As consequências da paralisia cerebral dependem da região do cérebro afetada e devem sempre ser avaliadas pelo pediatra ou neurologista. Existe um sistema de classificação específico para PC, conhecido com GMFCS (Sistema de Classificação da Função Motora Grossa). Esses níveis podem ajudar os pais, família e cuidadores a compreender melhor as capacidades funcionais de cada criança.

Alguns sinais do autismo são:

⭐Nível I: A criança anda sem limitações.

⭐Nível II: A criança apresenta alguma dificuldade para correr, pular, andar em terrenos irregulares e subir escadas sem apoio.

⭐Nível III: A criança precisa de algum apoio para andar, como muletas ou andador. Para longas distâncias, a cadeira de rodas pode ser necessária.

⭐Nível IV: A criança geralmente não consegue ficar em pé ou andar sem auxílio e, ainda assim, somente por curtas distâncias e quando é mais nova. O principal meio de locomoção é a cadeira de rodas, mas elas podem ser capazes de utilizar uma cadeira motorizada de forma independente.

⭐Nível V: A criança não tem controle de tronco adequado e é dependente dos seus cuidadores para todas as suas atividades de vida diária.

De uma forma geral, o objetivo do tratamento das crianças com PC é fazer com que elas desenvolvam o seu máximo potencial e, quando possível, adquiram a independência que será importante na vida adulta. Infelizmente, não há método conhecido para reverter a lesão cerebral.

 

⭐Cada criança apresenta diferentes necessidades de reabilitação e na clínica prosense o atendimento é personalizado para suprir a demanda específica do seu filho.

⭐Na Prosense, os exercícios e estímulos são voltados para fortalecer os músculos, melhorar a força, a flexibilidade, o equilíbrio e a coordenação motora. Além do foco principal na melhora da funcionalidade e na participação social.

A Prosense possui uma equipe multidisciplinar de excelência, especializada em métodos de estimulação cerebral não invasiva, para solucionar dúvidas e receber um tratamento individualizado agende uma avaliação conosco.

Clique aqui para conversar com a gente pelo whatsapp ou clique aqui para nos ligar! A prosense está te esperando! Conheça Também nossos Tratamentos – Clique Aqui!

Sua primeira vez no nosso site?

A Clínica Prosense é referência nacional em reabilitação de lesões e problemas neurológicos.
Trazemos inovações de todo o mundo e tratamos com a excelência que você merece!
Marque uma avaliação pelo Whatsap ou nos telefones:(11) 5199-9033| (31) 3088-2135

Responsável Prosense:

Dra. Michelle Coutinho Atherton
Fundadora – CEO – Fisioterapeura Neurofuncional
Mestre em Neurologia . UFMG
CREFITO: 118113F

REFERÊNCIAS

DOI: 10.5546/aap.2017.eng.e356

DOI: 10.33588/rn.6902.2018428

DOI: 10.1111/dmcn.15094

DOI: 10.1136/practneurol-2015-001184

Leia também