Qual tipo de AVC é mais grave: isquêmico ou hemorrágico?

Os dois tipos de AVC são situações críticas que requerem atenção imediata, pois sem tratamento e auxílio rápido podem ocasionar danos permanentes. Alguns fatores que irão influenciar na gravidade do AVC são a extensão da lesão, seja essa isquêmica ou hemorrágica, e as estruturas e regiões acometidas.

Quando ocorre a redução do fluxo sanguíneo cerebral, todas as estruturas irrigadas naquele território vascular sofrerão danos, sendo assim o paciente não tem nenhum tempo a perder e deve procurar socorro imediato!

Sendo assim, é primordial reconhecer os sinais rapidamente quando houver suspeita de estar ocorrendo um AVC em alguém próximo. Receber o tratamento de forma rápida e apropriada contribui para conter o bloqueio ou sangramento estabelecidos, e aumenta a chance de sobrevida e recuperação.

▪️ AVC isquêmico: é caracterizado pela interrupção do fluxo sanguíneo nos vasos que irrigam o cérebro, o que provoca uma perda da função da região afetada, sendo ele o mais frequente e acometendo cerca de 85% dos casos.

 

▪️ AVC hemorrágico: é responsável por cerca de 10-15% dos casos de AVC, causado pela ruptura dos vasos sanguíneos, que provoca efeitos tóxicos no sistema vascular. O AVC hemorrágico comparado com o AVC isquêmico apresenta maior taxa de mortalidade acompanhado com sequelas neurológicas mais graves nas horas iniciais após o início dos sintomas.

 

Na Prosense temos uma equipe interdisciplinar com fisioterapeutas neurofuncionais, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos para realizar a reabilitação neurológica após um AVC.

Marque uma avaliação e conheça nossos tratamentos inovadores.

Clique Aqui e fale com a gente! Inicie agora o seu Tratamento

 

 

Referências:

DOI : https://doi.org/10.1590/S0102-311X2011001100004
DOI: https://doi.org/10.1186/1750-1326-6-11