ProSense – Centro de Reabilitação Neurofuncional Integrada

Ataque Isquêmico Transitório (AIT)

Saiba qual a diferença entre o AIT e o AVC.

A sigla AIT significa Ataque Isquêmico Transitório, ou seja, um determinado vaso sanguíneo no cérebro sofre um “entupimento” rapidamente revertido pelo próprio corpo. Nesses casos ocorre um déficit neurológico temporário. Como no AVC, uma pessoa que sofre de AIT tem perda neurológica – que pode ser de cunho motor, sensitivo, visual – decorrente de uma isquemia (entupimento de um vaso sanguíneo) ou hemorragia (rompimento do vaso).

Diferença entre o AIT e o AVC

A diferença entre o AIT e o AVC é que o déficit neurológico no AIT, necessariamente, será reversível em até 24 horas, normalmente, podendo ser estabilizado em um tempo mais curto. A grande questão sobre o AIT é que, embora estes indivíduos não fiquem com sequelas, existe um risco enorme para que ocorra um AVC propriamente dito. Dessa forma, o AIT é um dos principais fatores de risco para o AVC.

O AIT, por ser fruto de uma interrupção do fornecimento de sangue para o cérebro por um curto período de tempo, é frequentemente definido como mini-AVC e deve ser tratado como uma emergência. Sua existência, bem como os sintomas da doença, deve ser conhecida por todos.

SINTOMAS

Os sintomas são muito semelhantes aos de um acidente vascular cerebral (tais como a fraqueza de um lado do corpo, perturbações visuais e fala arrastada), contudo são temporários – durante alguns minutos ou horas – e depois desaparecem completamente.
Esses sintomas, por serem transitórios, afirmam “apenas” que certas regiões do cérebro estão ficando sem oxigênio pela ausência de sangue local. Contudo, o AIT é um quadro com total indicação para avisar que há risco real de acidente vascular cerebral no futuro, sendo este último, caso grave com perdas neurológicas permanentes.

Aqui na Clínica ProSense disponibilizamos aos nossos paciente mediante uma avaliação, tecnologias e inovações que ajudam a acelera o processo de recuperação do paciente mas vai depender de caso para caso, por isso é necessário realizar uma avaliação com a gente para ajudarmos você da melhor forma possível.
agende uma avaliação agora mesmo! – Clique aqui e fale com a gente.

objetivo do tratamento

O objetivo do tratamento depois de um AIT envolve evitar eventos semelhantes em momentos posteriores. Por isso, mudanças no estilo de vida são importantes para o paciente ou vítima em potencial.

Dentre as tarefas e comportamentos para se recuperar do AIT e impedir um futuro AVC estão:

– Não fume ou permita que outras pessoas fumem perto de você.
– Limite o consumo de álcool a duas doses por dia para homens e uma dose por dia para as mulheres.
– Mantenha o peso corporal saudável.
– Pratique pelo menos 30 minutos de exercícios de 3 a 4 vezes por semana.
– Mantenha uma dieta equilibrada, com maior controle na ingestão de alimentos ricos em colesterol, gorduras saturadas e sal.

A ProSense possui uma equipe multidisciplinar de excelência, pronta para atender você! Para solucionar dúvidas e receber um tratamento individualizado agende uma avaliação conosco.

Sua primeira vez no nosso site?

A Clínica Prosense é referência nacional em reabilitação de lesões e problemas neurológicos.
Trazemos inovações de todo o mundo e tratamos com a excelência que você merece!
Marque uma avaliação pelo Whatsap ou nos telefones:(11) 5199-9033| (31) 3088-2135

Responsável ProSense:

Dra. Michelle Coutinho Atherton
Fundadora – CEO – Fisioterapeura Neurofuncional
Mestre em Neurologia . UFMG
CREFITO: 118113F

REFERÊNCIAS:

http://www.minhavida.com.br/saude/temas/ataque-isquemico-transitorio

https://associacaoavc.pt/Informacao/Menu1/Page5.php

Leia também