ProSense – Centro de Reabilitação Neurofuncional Integrada

Distúrbios de Movimento

O que são os distúrbios do movimento?

A categoria de deficiências conhecidas como distúrbios de movimento engloba condições que interferem no controle da movimentação corporal, sendo de origem neurológica, isto é, vindo de algumas estruturas ou partes do cérebro específicas. Ainda, certas lesões periféricas, como traumas na coluna, pescoço e cabeça, podem levar a alterações consideráveis da movimentação humana, através dos chamados distúrbios da movimentação voluntária.

Causas desses distúrbios

As causas desses distúrbios são as mais variadas possíveis, podendo ser por motivos não definidos, por fatores ambientais, como acidentes, inflamações, infecções, uso de drogas e substâncias ilícitas, por doenças degenerativas e, ainda, por causas genéticas. Alguns desses distúrbios também são classificados como doenças raras, aquelas que afetam até 65 pessoas em cada 100 mil indivíduos. As manifestações mais comuns dos distúrbios de movimento envolvem a presença de espasmos, tremores e movimentos involuntários, ou alterações na força, na sincronia, na precisão e na coordenação motora.

Estes distúrbios costumam ser permanentes, sendo seu tratamento destinado ao controle dos sintomas e à fixação de estratégias que amenizem as desordens, e eleve consequentemente, a qualidade de vida de seus portadores. Existem ainda algumas complicações de movimento pouco compreendidas pela sociedade e frequentemente confundidas com outros tipos de deficiências e acometimentos psicológicos, chamadas de discinesias.

Hipercinéticos  ou Hipocinéticos

Para serem compreendidos a partir de seus resultados nos indivíduos, os distúrbios de movimento foram separados em dois grandes grupos: Distúrbios Hipercinéticos e Distúrbios Hipocinéticos.

O primeiro agrupa uma série de lesões e desordens cerebrais que, uma vez reais, criarão no indivíduo respostas motoras aceleradas e diferentes. É um excesso da movimentação dos seres humanos sem qualquer complicação semelhante, podendo ser, inclusive, movimentações involuntárias.  

O segundo diz respeito a alterações na estrutura cerebral que tornará diminuído, bagunçado ou ainda dificultado os movimentos voluntários do indivíduo. Nesse quadro deslocamentos simples como andar, pegar algo, subir e descer escadas, tornam-se eventos desafiadores e carentes de muita elaboração e tempo para execução.

Exemplos de distúrbios de movimentos são: Ataxias, atetose, balismo, coreias, distonias, doença de Wilson, mioclonias, espaticidade crônica, e etc.

A ProSense possui uma equipe multidisciplinar de excelência, pronta para atende-lo! Para solucionar dúvidas e receber um tratamento individualizado agende uma avaliação conosco.

Sua primeira vez no nosso site?

A Clínica Prosense é referência nacional em reabilitação de lesões e problemas neurológicos.
Trazemos inovações de todo o mundo e tratamos com a excelência que você merece!
Marque uma avaliação pelo Whatsap ou nos telefones:(11) 5199-9033| (31) 3088-2135

Responsável ProSense:

Dra. Michelle Coutinho Atherton
Fundadora – CEO – Fisioterapeura Neurofuncional
Mestre em Neurologia . UFMG
CREFITO: 118113F

REFERÊNCIAS:

http://www.abneuro.org.br/clippings/detalhes/155/transtornos-e-formas-de-tratamento-dos-disturbios-de-movimento

https://dyskinesis.com/2016/08/02/o-que-sao-disturbios-de-movimento/

Leia também