Autismo e Estimulação Cerebral não Invasiva
Pessoas com autismo apresentam déficits em vários domínios, como cognição, memória, atenção, reconhecimento e regulação de emoções e habilidades sociais. Na última década, métodos de estimulação cerebral não invasiva (NIBS), ou seja, estimulação transcraniana por corrente contínua (tDCS) e estimulação magnética transcraniana (TMS), foram examinados como novas opções terapêuticas para modificação da neuroplasticidade patológica (ou mesmo indução de plasticidade) envolvida em transtornos neuropsiquiátricos, incluindo TEA.
Para você que acabou de chegar no site por este artigo, quero que você saiba que a Clínica Prosense, é uma referência nacional em reabilitação de lesões e problemas neurológicos. A equipe multidisciplinar, altamente especializada, e com recursos tecnológicos e instrumental propício para aceleração a independência e reabilitação do seu filho(a). Seja bem vindo e boa leitura!
Conhecendo mais sobre Autismo
Embora a etiologia e fisiopatologia do TEA não sejam conclusivamente claras, estudos de neuroimagem relataram anormalidades nos padrões de perfusão cerebral, volumes regionais do cérebro, neurotransmissão excitatória / inibitória e plasticidade sináptica e características bioquímicas neurais do TEA. Essas anormalidades não se limitam a uma única região do cérebro; em vez disso, são o resultado de uma falha na integração e no funcionamento de circuitos neurais de longo alcance. Alguns achados neurofisiológicos que podem ser causas fisiopatológicas subjacentes dos sintomas associados ao TEA incluem o maior volume de estruturas cerebrais direitas associadas à função social e linguagem, hipoativação de regiões cerebrais específicas (como a amígdala) relacionadas à cognição social e processamento facial, desenvolvimento sináptico anormal e redução aberrante da plasticidade cortical, disfunção do neurônio espelho e diminuição da função inibitória no GABAérgico interneurônios devido a déficits no compartimento periférico das minicolunas e aumento aberrante na razão de excitação / inibição na estrutura cortical.
Alguns sinais do autismo são:
- Fala mais tarde do que o normal ou não fala (não verbal);
- Repetição na linguagem ou movimento, como repetir a mesma palavra ou sons, agitar as mãos ou qualquer movimento repetido;
- Comunicação não verbal atípica, incluindo evitar o contato visual, dar poucas expressões faciais ou ter um tom monótono;
- Prefere brincadeiras solitárias ou paralelas em vez de se envolver em brincadeiras associativas ou cooperativas com outras crianças;
- Extremamente angustiado com as mudanças, incluindo novos alimentos ou mudanças na programação;
- Preferência por brincadeiras previsíveis e estruturadas em vez de brincadeiras espontâneas ou de faz de conta;
- Interesse forte e persistente em um tópico específico, parte de um brinquedo ou item.
Estimulação Cerebral não Invasiva
Diferentes abordagens de intervenção são usadas para pessoas com autismo. A maioria dessas intervenções é baseada na abordagem comportamental e, em certa medida, na abordagem cognitiva / de desenvolvimento. Hoje, muita atenção está sendo dada ao uso de dispositivos e tecnologias no tratamento do autismo.
Uma revisão sistemática de 2020 levou à identificação de 32 estudos usando rTMS e tDCS para fins terapêuticos em indivíduos com TEA. No total, 467 pacientes com TEA (idade média de 16,19) foram tratados por técnicas de neuromodulação em todos os estudos incluídos (383 pacientes receberam rTMS e 84 pacientes receberam tDCS).
A Prosense possui uma equipe multidisciplinar de excelência, especializada em métodos de estimulação cerebral não invasiva, para solucionar dúvidas e receber um tratamento individualizado agende uma avaliação conosco.
Clique aqui para conversar com a gente pelo whatsapp ou clique aqui para nos ligar! A prosense está te esperando! Conheça Também nossos Tratamentos – Clique Aqui!
Sua primeira vez no nosso site?
A Clínica Prosense é referência nacional em reabilitação de lesões e problemas neurológicos.
Trazemos inovações de todo o mundo e tratamos com a excelência que você merece!
Marque uma avaliação pelo Whatsap ou nos telefones:(11) 5199-9033| (31) 3088-2135
Responsável Prosense:
Dra. Michelle Coutinho Atherton
Fundadora – CEO – Fisioterapeura Neurofuncional
Mestre em Neurologia . UFMG
CREFITO: 118113F
REFERÊNCIAS
Oberman LM, Rotenberg A, Pascual-Leone A. Use of transcranial magnetic stimulation in autism spectrum disorders. J Autism Dev Disord. 2015;45(2):524-536. doi:10.1007/s10803-013-1960-2
van Hoorn A, Carpenter T, Oak K, Laugharne R, Ring H, Shankar R. Neuromodulation of autism spectrum disorders using vagal nerve stimulation. J Clin Neurosci. 2019 May;63:8-12. doi: 10.1016/j.jocn.2019.01.042. Epub 2019 Feb 4. PMID: 30732986.
Khaleghi A, Zarafshan H, Vand SR, Mohammadi MR. Effects of Non-invasive Neurostimulation on Autism Spectrum Disorder: A Systematic Review. Clin Psychopharmacol Neurosci. 2020;18(4):527-552. doi:10.9758/cpn.2020.18.4.527