Efeito regenerativo da medula espinhal
Uma lesão medular é um dano à medula espinhal que com nosso tratamento inovador e de excelente qualidade pode ser regenerado novamente. A medula espinhal é um feixe de nervos e outros tecidos que as vértebras da coluna vertebral contêm e protege. Ela é responsável por enviar mensagens do cérebro para todas as partes do corpo e vice e versa.
Para você que acabou de chegar no site por este artigo, quero que você saiba que a Clínica Prosense, é uma referência nacional em reabilitação de lesões e problemas neurológicos. A equipe multidisciplinar, altamente especializada, e com recursos tecnológicos e instrumental propício para aceleração da sua independência e reabilitação. Seja bem vindo e boa leitura!
O dano à medula espinhal é um tipo de trauma extremamente sério que provavelmente terá um impacto significativo e duradouro na maioria dos aspectos da vida diária. Por isso necessita tratamento funcional, incluindo fisioterapia, terapia ocupacional e fonoaudiologia. Um dos recursos de tratamento muito estudados tem sido a estimulação magnética transcraniana repetitiva (EMTr).
EMTr é um procedimento não invasivo que usa campos magnéticos alterar propriedades químicas das células nervosas. Uma bobina eletromagnética é posicionada contra o local de aplicação. O eletroímã fornece indolor um pulso magnético.
A EMTr já foi usada clinicamente para tratar doenças neuropsiquiátricas e é considerada um tratamento futuro promissor para acidente vascular cerebral, Parkinson e doença de Alzheimer. Foi hipotetizado que os campos magnéticos gerados pela estimulação exercem efeitos neuroprotetores e de remodelação nos tecidos.
Na lesão medular, um estudo de 2020 feito em roedores utilizando a estimulação magnética transespinhal demonstrou que esse recurso:
- Modula a formação de cicatriz espinhal após lesão medular
- Melhora a recuperação funcional
- Regula a síntese de proteínas funcionais e suas vias
- Inibe a desmielinização e aumenta a sobrevivência neuronal e o recrescimento axonal
- Aumenta a proliferação e modula a diferenciação de células-tronco da medula espinhal
- Melhora a recuperação funcional em uma condição crônica
EMTr é uma forma segura e não invasiva de estimulação da medula espinhal que aplica o campo magnético focal para gerar correntes elétricas. A EMTr pode modular a atividade da medula espinhal dependendo da frequência e da posição da bobina.
É um recurso com efeitos comprovados!!!
Obs1.: EMTr é considerada segura e bem tolerada pelos pacientes.
Obs2.: os efeitos colaterais são geralmente leves a moderados e melhoram logo após uma sessão individual e diminuem com o tempo com sessões adicionais. Eles podem incluir: desconforto no local da estimulação, formigamento, espasmos ou contração musculares.
Obs3.: a EMTr não é invasiva, não requer anestesia e pode ser realizada em ambulatório.
Prosense
A Clínica Prosense é referência nacional em tratamento de lesões e sequelas decorrentes de AVC. Nosso compromisso vai além da excelência clínica, estendendo-se ao apoio integral à família durante todo o processo de recuperação. Acreditamos na importância de uma abordagem multidisciplinar, oferecendo serviços especializados em fisioterapia neurofuncional intensiva, fonoaudiologia e terapia ocupacional.
Contamos ainda com uma gama de técnicas modernas e equipamentos importados para garantir o mais alto padrão de cuidado. Na Prosense, acreditamos que a jornada de recuperação é uma experiência compartilhada, e nossa equipe está aqui não apenas para fornecer todo o apoio necessário aos pacientes, mas também às suas famílias
Sua primeira vez no nosso site?
A Clínica Prosense é referência nacional em reabilitação de lesões e problemas neurológicos.
Trazemos inovações de todo o mundo e tratamos com a excelência que você merece!
Marque uma avaliação pelo Whatsap ou nos telefones:(11) 5199-9033| (31) 3088-2135
Responsável Prosense:
Dra. Michelle Coutinho Atherton
Fundadora – CEO – Fisioterapeura Neurofuncional
Mestre em Neurologia . UFMG
CREFITO: 118113F
Referência:
Chalfouh C, Guillou C, Hardouin J, et al. The Regenerative Effect of Trans-spinal Magnetic Stimulation After Spinal Cord Injury: Mechanisms and Pathways Underlying the Effect. Neurotherapeutics. 2020;17(4):2069-2088. doi:10.1007/s13311-020-00915-5