ProSense – Centro de Reabilitação Neurofuncional Integrada

Manutenção Postural em Neurologia

Manutenção Postural em Neurologia

A importância do posicionamento adequado durante o dia-a-dia em pacientes neurológicos

Após uma lesão neurológica vários componentes que são responsáveis pelo nosso alinhamento postural durante diversas atividades são modificados. Sendo esses: controle do tônus muscular, controle motor (responsável pela regulação da postura e do movimento), coordenação motora, força muscular, equilíbrio e sensibilidade. As alterações desses componentes favorecem o paciente adquirir comportamentos motores compensatórios anormais durante certas atividades, por exemplo, manter-se sentado até atividades não tão simples como andar.

Modificações Iniciais

Essas modificações inicialmente observadas após uma lesão cerebral podem se agravar caso a manutenção da postura inadequada seja mantida durante o dia-a-dia do paciente. O que pode favorecer o surgimento de outras alterações estruturais, tais como: desenvolvimento de contraturas e escoliose, por exemplo. Portanto, para prevenção de agravos é importante atentar-se em como seu familiar está se mantendo posicionado durante o dia, porque isso influenciará na sua evolução durante o processo de tratamento fisioterápico.

Os objetivos de uma adequação postural são: manter o alinhamento postural, oferecer suporte corporal e estabilidade, favorecer funções vitais como respiração, digestão e função cardiorrespiratória, reduzir o gasto energético, prevenir alterações secundárias como as deformidades, melhorar o desempenho funcional e participação social, permitir a melhor independência dos indivíduos e melhorar a qualidade de vida.

Exemplos de adequação postural:

  • Posicionamento na cama: Deve-se dar preferência aos colchões mais rígidos, garantindo o alinhamento da coluna vertebral como um todo cervical, torácica e lombar e melhor posicionamento dos membros superiores e inferiores.
  • Cadeira de posicionamento: A cadeira de posicionamento deve ser um processo discutido e analisado pelo indivíduo, a família e a equipe responsável pelo tratamento do paciente. A determinação do melhor equipamento precisa considerar que a postura é dinâmica e, portanto, deve permitir pequenos ajustes posturais. Deve ser considerado o assento, encosto, apoio dos braços e dos pés se necessário.
Postura Neutra

Uma postura neutra é a que permite melhor alinhamento, estabilidade e equilíbrio biomecânico. Essa postura garante uma base de suporte estável, favorecendo o desempenho das tarefas diárias. Para avaliar e garantir todo esse processo consulte a equipe de reabilitação neurológica que acompanham o tratamento do seu familiar.

A ProSense possui uma equipe multidisciplinar de excelência, pronta para te atender! Para solucionar dúvidas e receber um tratamento individualizado agende uma avaliação conosco.

Sua primeira vez no nosso site?

A Clínica Prosense é referência nacional em reabilitação de lesões e problemas neurológicos.
Trazemos inovações de todo o mundo e tratamos com a excelência que você merece!
Marque uma avaliação pelo Whatsap ou nos telefones:(11) 5199-9033| (31) 3088-2135

Responsável ProSense:

Dra. Michelle Coutinho Atherton
Fundadora – CEO – Fisioterapeura Neurofuncional
Mestre em Neurologia . UFMG
CREFITO: 118113F

REFERÊNCIAS:

Factors affecting the run after neurological injury, featuring the marches pathological. Lira, a. M.  Et al.

UMPHRED, Darcy. Reabilitação Neurológica. 4.ed. Editora Manole, 2004.

CURY, Valéria; Rodrigues Brandão, Marina de Brito. Reabilitação em Paralisia Cerebral. 1.ed. Editora Medbook, 2010.

Fonseca, Luiz Fernando. Paralisia Cerebral. 2 ed. Editora Medbook,2008.

Leia também