Atividade Física X Exercício Físico e Derrame Cerebral

Muitas pessoas passam por um episódio de derrame, tecnicamente chamado de Acidente Vascular Cerebral (AVC), e se perguntam: Será que voltarei a ser ativo? Será que poderei praticar os exercícios físicos que eu tanto gosto? Eu teria algum risco de ter um novo AVC caso eu volte para a academia? Posso voltar a carregar peso dentro de casa? E minha caminhada, posso voltar a fazer?


Para você que acabou de chegar no site por este artigo, quero que você saiba que a Clínica Prosense, é uma referência nacional em reabilitação de lesões e problemas neurológicos. A equipe multidisciplinar, altamente especializada, e com recursos tecnológicos e instrumental propício para aceleração da sua independência e reabilitação.  Seja bem vindo e boa leitura!


Estudos recentes demonstram que pessoas que passaram por um AVC tendem a passar, em média, 94% do tempo acordado em sedentarismo, como ficar sentado vendo televisão ou mexendo no celular . Associado a isso, foi observado também que o sedentarismo é tido como o principal fator de risco para a recorrência de episódios de AVC. Nesse cenário, ter uma rotina mais ativa com a prática de atividades físicas e exercícios físicos regulares torna-se de extrema importância na busca por uma melhor qualidade de vida.

Porém, antes de seguirmos explicando a importância de um estilo de vida mais ativo após o AVC, vamos primeiro diferenciar dois conceitos facilmente confundidos pela população em geral: atividade física e exercício físico. Existe diferença? SIM! Atividade física e exercício físico são coisas diferentes. Para Powers e Howley (2009), atividade física é definida como todos os tipos de movimento humano, enquanto exercício físico é uma atividade física estruturada com parâmetros de intensidade (carga leve, moderada ou pesada), frequência (quantas horas por dia e quantos dias na semana), número de repetições (quantas séries) e tipo (aeróbico, fortalecimento muscular, etc.). Em outras palavras, atividade física é qualquer forma em que movimentamos nosso corpo, como arrumar a casa por exemplo. Já exercício físico é o movimento controlado e previamente estabelecido, que segue alguns parâmetros com o objetivo de ser melhor executado, como por exemplo uma caminhada moderada durante 30 minutos na vizinhança, três vezes na semana.

Os benefícios de se ter um estilo de vida mais ativo já estão bem estabelecidos pela ciência, dentre eles, destacam-se o aumento de força muscular, equilíbrio, coordenação motora, além de melhora da auto-estima, independência, memória e concentração. Ademais, sabe-se também dos benefícios cardiovasculares como a melhora da oxigenação de órgãos e tecidos, e o maior controle da pressão arterial, frequência cardíaca e colesterol. Uma vez que o AVC é causado por alterações no fluxo sanguíneo cerebral com consequente diminuição da oxigenação do cérebro, a manutenção de um estilo de vida mais ativo por parte de pessoas que já passaram por um AVC auxilia no controle das variáveis cardiovasculares mencionadas. Assim, a prática de atividade física e exercícios físicos atuam na prevenção a um novo episódio de AVC. Esse fato foi demonstrado em estudos que observaram que pessoas que já tiveram um AVC e que possuem um maior nível de atividade física, apresentaram menores riscos de desenvolverem depressão, amnésia e um novo episódio da doença.

Além disso, o exercício físico quando feito de maneira controlada e com orientação profissional, ocasiona a liberação de substâncias no cérebro, chamadas de neurotransmissores, que favorecem o crescimento de neurônios, melhoram a comunicação entre os neurônios já existentes e ativam partes do cérebro que até então estavam desativadas ou eram pouco ativadas. Dessa maneira, é possível utilizar atividades físicas e exercícios físicos no processo de reabilitação e potencializar ainda mais os ganhos obtidos com a fisioterapia.

A ProSense possui uma equipe multidisciplinar de excelência, especializada no tratamento de acidentes vasculares, para solucionar dúvidas e receber um tratamento individualizado agende uma avaliação conosco.

Clique aqui para conversar com a gente pelo whatsapp ou clique aqui para nos ligar! A ProSense está te esperando!

 

Fisioterapeuta responsável:
Michelle Coutinho, CREFITO 118113
Redator(a):
Giselle Faria, CREFITO 193600-F