Neuroplasticidade pós-lesão cerebral: como ela pode ajudar na recuperação?

Reabilitação +Reaprendizado = Neuroplasticidade

O fenômeno da neuroplasticidade desempenha um papel fundamental para ajudar os pacientes a aprender novos comportamentos e a se adaptar à sua condição. Portanto, é fundamental que os pacientes iniciem a reabilitação neurológica imediatamente após a lesão para promover a neuroplasticidade positiva no cérebro.

Embora a lesão em si possa não ter cura, o paciente ainda pode aderir a um tratamento para melhorar sua condição.

Acredita-se que a plasticidade neural seja a base do aprendizado em um cérebro saudável, bem como do reaprendizado em um cérebro lesionado, o que pode ser facilitado pela reabilitação física.

A neurociência fez um progresso considerável na compreensão de como a plasticidade neural depende das experiências e esse conhecimento está sendo aplicado à pesquisa sobre os efeitos da lesão cerebral. As propriedades e limitações da plasticidade neural dependente da experiência e têm importância significativa para a reabilitação de lesões cerebrais humanas.

Esclareça suas dúvidas sobre neuroplasticidade.

Entre em contato com nossa equipe de atendimento.

CLIQUE AQUI. AGENDE UMA AVALIAÇÃO.

A reabilitação neurofuncional tem sido considerada um dos campos mais importantes da reabilitação. E, como muitos outros campos importantes, ela sofreu um grande impacto da tecnologia. Embora existam muitas maneiras de melhorar a qualidade de vida de pessoas com lesões ou distúrbios neurológicos, as maneiras mais eficazes geralmente são aquelas que abordam o cérebro usando a reabilitação por meio da terapia física e ocupacional. Estudos neurofuncionais demonstraram que, após um período de reabilitação, muitas pessoas paralisadas ou que sofreram uma lesão podem recuperar parte de sua capacidade de se mover, enxergar ou falar.

Conheça sobre os nossos tratamentos

CLIQUE AQUI. Converse com nossa equipe de atendimento.

O processo de neuroplasticidade é muito promissor para a reabilitação. Esse processo ajuda o cérebro a se adaptar às mudanças no ambiente e é o que torna o cérebro humano tão incrível. A neuroplasticidade pode ocorrer nas áreas de movimento e percepção e pode ser aprimorada pela combinação dos três tipos de terapia que oferecemos na Prosense: física, ocupacional e fonoaudiológica.

Os resultados que observamos em nossos pacientes são realmente surpreendentes. Quando você combina os três tipos de terapia que oferecemos, é possível observar grandes melhorias muito rapidamente. É importante entender que esses tipos de mudanças não acontecem da noite para o dia – elas exigem um período de reabilitação contínua para manter essas melhorias.

A maneira como você se movimenta, a maneira como você entende o mundo e a maneira como você fala com os outros têm um papel importante no processo de recuperação. O objetivo da reabilitação neurofuncional é ajudar a manter essas melhorias em uma pessoa que sofreu uma lesão neurológica ou perdeu a capacidade de se movimentar, enxergar ou falar em decorrência de uma lesão cerebral.

A natureza dos estudos neurofuncionais significa que muitas vezes é difícil apontar apenas um tipo de terapia como responsável pelo sucesso de um tratamento. É importante lembrar que a reabilitação bem-sucedida é um esforço de equipe – certifique-se de utilizar os melhores tipos de tratamento para maximizar o processo de recuperação.

Neuroplasticidade: o poder do cérebro de se adaptar e superar! O tratamento de pacientes neurológicos pode não significar a cura da lesão, mas, com a reabilitação correta, podemos estimular e aprimorar a neuroplasticidade para que aprendam novos comportamentos e melhorem sua qualidade de vida. Vamos aproveitar o incrível potencial do cérebro!

CLIQUE AQUI. MARQUE SUA CONSULTA.

 

Referência:

PMID: 18230848

DOI: 10.1044/1092-4388(2008/018)