Reabilitação na doença de Parkinson

Doença de Parkinson: A Importância da Reabilitação Multidisciplinar

Quando o paciente recebe o diagnóstico de Parkinson, a equipe de reabilitação passa a ser necessária para acompanhá-lo, e esse acompanhamento pode se estender por toda a vida. Dependendo da fase em que o paciente se encontra, a fisioterapia pode avaliá-lo e fornecer orientações sobre suas necessidades, que, inicialmente, podem ser apenas orientações sobre a necessidade de aderir a alguma prática de atividade física.

Como se trata de uma patologia progressiva, o paciente pode começar a necessitar dos cuidados da fisioterapia em atendimentos semanais aqui na clínica ProSense para minimizar os efeitos das alterações neuromusculares, articulares, de equilíbrio, coordenação, sensoriais, e alterações no padrão da marcha (caminhada).

Em uma fase mais tardia, o paciente pode desenvolver dependência para as atividades de vida diária e acometimentos cognitivos, momento em que pode contar com a ajuda da terapia ocupacional. Quanto às dificuldades na fala, deglutição e comunicação em geral, a fonoaudiologia pode oferecer auxílio.

Fisioterapia para pessoas com doença de Parkinson

Oferecemos aqui na ProSense fisioterapia para pacientes com doença de Parkinson para ajudar:

  • Aumentar a força, resistência, movimento e controle
  • Melhorar a flexibilidade, marcha e equilíbrio
  • Abordar a prevenção de congelamento e queda
  • Desenvolver um regime de exercícios diários para manter a mobilidade e o nível de atividade física
  • Educar e envolver o cuidador para ajudar em casa com atividades funcionais, como transferências de banheira, levantar/sentar na cadeira ou cama
  • Educar o paciente e o cuidador e implementar os exercícios

Terapia ocupacional para pessoas com doença de Parkinson

Oferecemos aqui na ProSense terapia ocupacional para pacientes com doença de Parkinson para ajudar:

  • Obter maior autonomia e independência no dia a dia
  • Melhorar a participação nas atividades da vida cotidiana
  • Modificação de uma ocupação (tarefa) ou do ambiente para melhor apoiar o envolvimento ocupacional

Fonoaudiologia para pessoas com doença de Parkinson

Na ProSense, oferecemos fonoaudiólogo para pacientes com doença de Parkinson para auxiliar com:

  1. Mudanças na voz ou na fala: uma deficiência na fala é chamada de disartria. Essas mudanças podem incluir ter um tom único, volume diminuído, taxa variável de fala e precisão articulatória diminuída. Além disso, a qualidade vocal pode ser soprosa e/ou rouca. Atualmente, na Clínica ProSense, disponibilizamos tratamentos com laserterapia para auxiliar no processo de recuperação. O tratamento visa melhorar o volume e a clareza da fala por meio da participação em exercícios repetitivos.
  2. Alterações na deglutição: Uma deficiência na deglutição é chamada de disfagia. Os sintomas podem incluir baba, voz úmida ou gorgolejante, tosse/pigarro/engasgo ao comer ou beber, sensação de comida presa na garganta e ter um tipo de pneumonia atribuível a déficits de deglutição, chamada pneumonia por aspiração.

Tratamento para Aprimorar a Deglutição e Abordar o Comprometimento Cognitivo em Pacientes com Parkinson

A Clínica ProSense realiza tratamentos que visam melhorar a força e a velocidade de movimento da musculatura da deglutição. Pode ser necessário modificar a dieta do paciente para aprimorar a segurança. Além disso, treinaremos o paciente em estratégias de deglutição para otimizar a segurança.

Comprometimento cognitivo: Trata-se de uma queixa não motora comum em pessoas com doença de Parkinson. Mudanças podem ser observadas na atenção, organização, memória, habilidades visuais espaciais e linguagem da pessoa.

A terapia concentra-se em fornecer à pessoa estratégias compensatórias para lidar com esses déficits, oferecer treinamento familiar para otimizar a independência e realizar exercícios de complexidade crescente para remediar os déficits, sempre que possível.

Lembrando que todo o tratamento é feito com foco na queixa principal do paciente e depende de uma avaliação minuciosa prévia. Conheça nosso tratamento clicando aqui!