Sinais e Sintomas do Derrame Cerebral

Sinais e Sintomas do Derrame Cerebral

O derrame cerebral, tecnicamente conhecido como Acidente Vascular Encefálico (AVE), ocorre quando há um entupimento ou o rompimento dos vasos que levam sangue ao cérebro. Como consequência, ocorre a lesão da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea adequada. Dependendo da causa do AVE ele pode ser hemorrágico ou isquêmico.

Dizemos que o derrame é hemorrágico quando há o rompimento de um vaso cerebral, ocorrendo um sangramento (hemorragia) em algum ponto do sistema nervoso. Quando é definido como isquêmico, o derrame se dá através de uma obstrução da artéria. Assim, a passagem de sangue oxigenado para as células cerebrais torna-se impedida. As células, por sua vez, morrem, e a essa situação se dá o nome de isquemia.

A ajuda médica imediata é fundamental para limitar os danos ao cérebro. Tal intervenção pode, de fato, fazer a diferença entre ter uma lesão cerebral leve, uma grave incapacidade ou até mesmo a morte.

Quais são os sinais indicadores de um possível derrame?

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o sintoma mais comum é a fraqueza repentina no rosto, no braço ou na perna, quase sempre em apenas um lado do corpo. De acordo com o serviço de saúde pública do Reino Unido (NHS, sigla em inglês), é preciso chamar imediatamente os serviços de emergência caso seja notado alguma dos seguintes sintomas:

Paralisia no rosto: Uma parte do rosto pode parecer “pendurada”. O paciente pode não conseguir sorrir ou movimentar a face com desenvoltura.

Fraqueza nos braços: Uma pessoa que está tendo um derrame pode não ser capaz de levantar os dois braços e mantê-los suspensos. Ela pode, por exemplo, sentir-se fraca ao levantar um copo. Tudo isso com possibilidade de formigamento e dormência do membro.

Dificuldade na fala: O paciente pode perceber sua fala lenta, articular mal as palavras ou dizer coisas confusas e incoerentes. Algumas pessoas podem ficar totalmente incapazes de falar, apesar de estarem acordadas.

Outros alertas ainda podem surgir relacionados aos olhos, à marcha, ao equilíbrio, coordenação e bem estar geral do corpo. Conhecer esses sinais é fundamental para a segurança pessoal de qualquer indivíduo e dos que convivem ao seu redor.

Se você ou alguém que você ama precisa começar a reabilitação, agende a avaliação pelo whatsapp clicando aqui ou clique aqui para nos ligar! A ProSense está te esperando!

 

Conheça Também nossos Tratamentos – Clique Aqui!

Fisioterapeuta responsável:
Michelle Coutinho, CREFITO 118113
Redator:
Victor Ulysses de S. Matos, estudante de fisioterapia.

REFERÊNCIAS:

https://vivabem.uol.com.br/noticias/bbc/2017/12/26/como-identificar-os-primeiros-sintomas-de-derrame-cerebral.htm

http://www.minhavida.com.br/saude/temas/avc