Você já percebeu que todas as vezes que engolimos interrompemos a respiração?

Em uma deglutição normal, a coordenação entre todas as estruturas musculares envolvidas (língua, lábios, bochechas, palato mole, faringe) promove uma ação mecânica sobre a via respiratória, e junto com movimentos da laringe a “fecham” , impedindo que resíduos da boca entrem nos pulmões. Assim, a respiração é interrompida como forma de proteção do nosso organismo.

A deglutição é considerada função vital para o ser humano e é decorrente de um complexo mecanismo controlado pelo SNC (Sistema Nervoso Central), que tem como objetivo transportar o alimento da boca para o estômago (CARDOSO, 2012).

Quando há um comportamento anormal da deglutição, devido a alterações na coordenação ou fraqueza biomecânica desta função, tem-se o quadro de disfagia (CANONGIA, ALVES,2010; MARAGILI, MORAES, MEDEIROS, 2012).

O que é Disfagia?

A disfagia é a dificuldade de engolir alimentos em uma ou em várias consistências. Pode se manifestar com presença de engasgos e/ ou tosse antes, durante ou após o ato de engolir, ou mesmo quando se tem a sensação de que o alimento “arranha” a garganta ou “fica preso”.

Quais são as causas?

A disfagia não é uma doença, mas sim um sintoma de uma doença resultante de causas diversas.
É mais comum em pessoas idosas, crianças com paralisia cerebral, pessoas que sofreram acidente vascular cerebral (AVC) ou que sofreram algum traumatismo na cabeça ( TCE), entre outras.

Como é o tratamento da Disfagia e qual é a atuação da fonoaudióloga?

A atuação do profissional de fonoaudiologia na disfagia consiste em elaborar estratégias de forma personalizada para cada paciente. Após avaliar todas as estruturas envolvidas e as funções orais (deglutição, mastigação, fala) e a coordenação entre elas e a respiração, o fonoaudiólogo realiza um planejamento onde estratégias terapêuticas como mudança na consistência da dieta, manobras facilitadoras para deglutição, exercícios musculares para ativação das estruturas envolvidas, fotobiomodulação (laserterapia), bandagens elásticas, ETTG, são escolhidas de acordo com a necessidade do paciente.
O objetivo é garantir que a alimentação por via oral seja restabelecida de forma segura e eficiente, garantindo bom estado nutricional e hídrico.

Marque uma avaliação. Clique aqui!

Conheça todos os serviços que compõem o atendimento interdisciplinar no cuidado dos nossos pacientes aqui na Prosense e conte conosco sempre que precisar!

 

Escrito por Fonoaudióloga: Patrícia  CFfa 6 – 878