ProSense – Centro de Reabilitação Neurofuncional Integrada

Quais são os tipos de lesão incompleta da medula espinhal?

banner blog adulto_11zon

Quais são os tipos de lesão incompleta da medula espinhal?

A lesão incompleta da medula espinhal ocorre quando parte das vias que passam pela medula espinhal não são acometidas em uma lesão. Na clínica ProSense já atendemos diversos pacientes com lesão incompleta na medula espinhal. A extensão da perda sensorial e motora experimentada após uma lesão incompleta da medula espinhal depende principalmente da localização do dano. Na verdade, existem 4 tipos principais de lesões incompletas da medula espinhal que resultam em diferentes formas de perda sensóriomotra.

Para você que acabou de chegar no site por este artigo, quero que você saiba que a Clínica Prosense, é uma referência nacional em reabilitação de lesões e problemas neurológicos. A equipe multidisciplinar, altamente especializada, e com recursos tecnológicos e instrumental propício para aceleração da sua independência e reabilitação.  Seja bem vindo e boa leitura!

Síndrome anterior da medula

A síndrome anterior da medula ocorre quando os dois terços anteriores da medula espinhal são danificados. Frequentemente, resulta na perda da função motora abaixo do nível de lesão.

Este tipo de lesão medular incompleta é frequentemente causado por danos à artéria espinhal anterior, que bloqueia o fluxo sanguíneo naquele nível de lesão. Também pode ocorrer quando a coluna vertebral é deslocada para a frente.

As funções sensoriais que transmitem informações sobre dor e temperatura são comumente afetadas devido a danos nos tratos espinotalâmicos (conjunto de nervos existentes na medula espinhal).

Síndrome posterior da medula

Embora rara, a síndrome posterior da medula ocorre quando há danos na parte posterior da medula espinhal. Isso causa uma perda de propriocepção (sua sensação de onde seu corpo está e como ele se move) e perda da capacidade de sentir o toque profundo abaixo do nível da lesão.

No entanto, a força, bem como a capacidade de processar a dor, a temperatura e as sensações de toque leve, geralmente não são afetadas.

Síndrome de Brown-Séquard

A síndrome de Brown-Séquard é um tipo raro de lesão medular incompleta que ocorre após 2 a 4% de todas as LM incompletas. Ocorre quando um lado (esquerdo ou direito) da medula espinhal é danificado.

Indivíduos com este tipo de lesão medular incompleta geralmente experimentam perda de movimento no mesmo lado da lesão, bem como diminuição da propriocepção e sensação de vibração. Como os tratos espinotalâmicos se cruzam no meio da medula espinhal, a dor e a temperatura no lado oposto da lesão costumam ser afetadas.

Esses são os 4 tipos principais de lesão na medula espinhal. Na clínica ProSense somos especializados para a reabilitação de todos os pacientes com lesão medular completa ou incompleta e para isso utilizamos de uma clínica com alta tecnologia equipamentos testados para a reabilitação médica e também a estimulação transcraniana nestes casos. entre em contato pelo WhatsApp ou pelo telefone clicando aqui.

ProSense

A Clínica ProSense é referência nacional em tratamento de lesões e sequelas decorrentes de AVC. Nosso compromisso vai além da excelência clínica, estendendo-se ao apoio integral à família durante todo o processo de recuperação. Acreditamos na importância de uma abordagem multidisciplinar, oferecendo serviços especializados em fisioterapia neurofuncional intensiva, fonoaudiologia e terapia ocupacional.

Contamos ainda com uma gama de técnicas modernas e equipamentos importados para garantir o mais alto padrão de cuidado. Na ProSense, acreditamos que a jornada de recuperação é uma experiência compartilhada, e nossa equipe está aqui não apenas para fornecer todo o apoio necessário aos pacientes, mas também às suas famílias

Sua primeira vez no nosso site?

A Clínica Prosense é referência nacional em reabilitação de lesões e problemas neurológicos.
Trazemos inovações de todo o mundo e tratamos com a excelência que você merece!
Marque uma avaliação pelo Whatsap ou nos telefones:(11) 5199-9033| (31) 3088-2135

Responsável ProSense:

Dra. Michelle Coutinho Atherton
Fundadora – CEO – Fisioterapeura Neurofuncional
Mestre em Neurologia . UFMG
CREFITO: 118113F

Leia também