ProSense – Centro de Reabilitação Neurofuncional Integrada

Você sabe quando a fisioterapia pediátrica pode ser indicada?

Você sabe para quais condições de saúde a fisioterapia pediátrica pode ser indicada?

Primeiramente é essencial explicar sobre a especialidade de fisioterapia pediátrica que consiste em cuidar de recém-nascidos e de crianças até a puberdade. Essa especialidade atua no tratamento de desordens multifatoriais, causadas por patologias congênitas ou adquiridas, em circunstâncias de nascimento prematuro ou alterações genéticas.

O profissional de fisioterapia elabora um plano de desenvolvimento por meio de técnicas que envolvem psicomotricidade, estimulação precoce e desenvolvimento neuro motor e a melhora na amplitude de movimento articular, equilíbrio, coordenação motora, propriocepção e força.

Para você que acabou de chegar no site por este artigo, quero que você saiba que a Clínica Prosense, é uma referência nacional em reabilitação de lesões e problemas neurológicos. A equipe multidisciplinar, altamente especializada, e com recursos tecnológicos e instrumental propício para aceleração a independência e reabilitação do seu filho(a).  Seja bem vindo e boa leitura!

 

Em quais situações a fisioterapia pediátrica é essencial?

Entre as principais disfunções que requerem a atuação de um fisioterapeuta pediátrico, estão:

Paralisia Cerebral:

A Paralisia Cerebral (PC) é a principal causa de incapacidade motora na infância. Estudos recentes investigaram a eficácia da terapia de contensão induzida (TCI), como uma intervenção precoce para bebês e crianças com PC hemiplégica.

Síndrome de Down:

A síndrome de Down é a doença cromossómica mais comum que causa uma incapacidade intelectual ligeira a moderada. As crianças com síndrome de Down, quando intervencionadas precocemente na fonoaudiologia, fisioterapia e terapia ocupacional e que recebem cuidados médicos adequados para diferentes problemas de saúde, podem ter um melhor resultado a longo prazo em comparação com outras causas genéticas de incapacidade intelectual.

Distrofia muscular de Duchenne:

A distrofia muscular de Duchenne é uma doença geneticamente determinada, ligada ao cromossomo X, caracterizada clinicamente pela fraqueza muscular progressiva, com uma incidência de 1 por cada 3500-6000 nascidos vivos do sexo masculino. Ela é genética de caráter recessivo, onde o gene disfuncional é transmitido simultaneamente pelo pai e pela mãe, que é assintomática.

O tratamento das doenças neuromusculares mudou nos últimos anos, desde o manejo paliativo dos sintomas até métodos preventivos. O uso da tecnologia da Realidade Virtual pode ser incorporado no tratamento de doenças progressivas que envolvem dificuldades de movimento, pois proporciona liberdade e facilita a melhora dos resultados no treinamento.

Hidrocefalia:

A hidrocefalia de início fetal, perinatal e neonatal representa um grande desafio terapêutico e tem frequentemente um mau prognóstico neurológico devido à sua etiologia heterogénea, incluindo perturbações de desenvolvimento neurológico.

A fisioterapia pediátrica atua de forma efetiva com o amparo para crianças que tiveram sequelas neurológicas sensorio motoras e cognitivas.

Espinha bífida

A mielomeningocele, também conhecida como espinha bífida, é um defeito de nascença em que a medula espinal não se desenvolve adequadamente devido ao fecho incompleto do tubo neural aos 28 dias de gestação. Com os avanços nas modalidades de tratamento, tecnologias e conhecimentos médicos, os indivíduos com espinha bífida estão apresentando boa qualidade de vida até à idade adulta. A gestão da mielomeningocele inclui a gestão neurológica, urológica, músculo-esquelética, cutânea, ao longo da vida.

A ProSense pode ajudar seu filho

Na Prosense estimulamos a integração da família e criamos laços de proximidade. A família é estimulada a acompanhar o tratamento de perto e incentivamos essa participação, pois sabemos que o sucesso no tratamento é parte dessa inserção e união.

Nosso atendimento é personalizado: elaboramos o plano de cuidados de acordo as demandas específicas de cada paciente, partindo de uma avaliação clínica minuciosa.

Possui uma equipe multidisciplinar de excelência, especializada em métodos de estimulação cerebral não invasiva, para solucionar dúvidas e receber um tratamento individualizado agende uma avaliação conosco.

Clique aqui para conversar com a gente pelo whatsapp ou clique aqui para nos ligar! A ProSense está te esperando! Conheça Também nossos Tratamentos – Clique Aqui!

Sua primeira vez no nosso site?

A Clínica Prosense é referência nacional em reabilitação de lesões e problemas neurológicos.
Trazemos inovações de todo o mundo e tratamos com a excelência que você merece!
Marque uma avaliação pelo Whatsap ou nos telefones:(11) 5199-9033| (31) 3088-2135

Responsável ProSense:

Dra. Michelle Coutinho Atherton
Fundadora – CEO – Fisioterapeura Neurofuncional
Mestre em Neurologia . UFMG
CREFITO: 118113F

REFERÊNCIAS

DOI: 10.1016/j.cppeds.2017.06.007

DOI: 10.24875/CIRU.18000054

PMID: 31603849

DOI: 10.1007/s12098-013-1249-7

DOI: 10.1080/07380577.2021.1953206

Leia também